27 de fev. de 2020

Aliança pelo Brasil não vai participar das eleições em 2020

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A cúpula do partido Aliança pelo Brasil, sigla que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar, admitiu que não vai conseguir participar dos pleitos deste ano. Falta pouco menos de 40 dias do prazi limite estabelecido pela Justiça Eleitoral para que os partidos obtenham registro para disputar as eleições municipais.

De acordo com informações publicados pelo Estadão, até ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia validado apenas 3.334 assinaturas – são necessárias, no mínimo, 492 mil para obtenção do registro.

O advogado Luís Felipe Belmonte dos Santos, segundo vice-presidente e principal operador do partido a ser criado, afirmou que já foram coletadas mais de 1 milhão de assinaturas, contudo não foram reconhecidas nos cartórios eleitorais. O TSE, porém, informou que o Aliança apresentou um total de 66.252 assinaturas – além das 3.334 validadas, outras 48.127 estão em prazo de impugnação, 2.593 na fase de análise dos cartórios e 12.198 já foram consideradas inaptas.

Ainda de acordo com informações do Estadão, o partido chegou a encaminhar um pedido ao TSE perguntando se era possível dispensar a validação de assinaturas pela Justiça Eleitoral quando o apoio tivesse sido reconhecido por tabelião do registro de notas. O pedido ainda tramita na Corte Eleitoral.

Pessoas ligadas ao novo partido agora adotam o discurso de que não há pressa para registrar a legenda. “O presidente não quer quantidade, mas qualidade. Ele quer pessoas de confiança para evitar que se repita o que houve com o PSL”, afirmou Belmonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário