NOVA PÁGINA WEB

NOVA PÁGINA WEB
cleristonsilva.com

27 de jul. de 2013

Investigador suspeito de matar a mulher e simular acidente em Senhor do Bonfim é demitido

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O investigador da Polícia Civil da Bahia João dos Santos Macedo, suspeito de matar a mulher Márcia Regina dos Santos em 2011, foi demitido da corporação. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (26), no Diário Oficial da Bahia. De acordo com a publicação, o governador Jaques Wagner tomou a decisão após orientação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O investigador estava preso na Corregedoria da Polícia Civil, em Salvador. Segundo a delegada Heloísa Brito, corregedora-chefe, o suspeito aguarda julgamento na Justiça comum. De acordo com o delegado Felipe Neri, coordenador da 19ª Coorpin (Senhor do Bonfim), o policial foi demitido após conclusão do processo administrativo ao qual respondia. Ele será encaminhado ao sistema prisional comum, onde aguardará julgamento.

Na ocasião do crime, o investigador era lotado na 19ª Coorpin e trabalhava na cidade de Antônio Gonçalves. Ele tem dois filhos frutos da relação com a vítima.

O caso - O investigador foi preso no dia 8 de novembro de 2011, no município de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, sob a suspeita de ter assassinado a esposa, que tinha 28 anos. Segundo a polícia, ele espancou a companheira até a morte e depois simulou um acidente de carro para parecer que essa era a causa do óbito.

À época do crime, a polícia informou que tudo aconteceu na noite do dia 29 de outubro de 2011. O policial teria forjado o acidente na rodovia estadual entre as cidades de Senhor do Bonfim e Antônio Gonçalves.

Em entrevista nesta sexta-feira (26), o delegado que conduziu as investigações do caso, Felipe Neri, disse que o investigador confessou o crime. "Ele disse que ela [vítima] estava traindo ele, mas era mentira. Ele tinha um ciúme doentio", afirmou.


Entroncamento ferroviário situado em Alagoinhas corre risco de fechar

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Bahia corre o risco de perder um entrocamento ferroviário para escoamento de minérios e produtos. Em Alagoinhas, a 159 km de Serrinha, por onde passa a linha férrea, a ameaça de fechamento preocupa funcionários, comerciantes e moradores, que cresceram vendo a cidade se desenvolver em torno da ferrovia.

São mais de 1.600 km de estrada de ferro, que devem ser desativados. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a empresa Centro Atlântica, concessionária da ferrovia, a desativar quatro trechos com a justificativa de que não são viáveis economicamente - o que vai de Alagoinhas a Juazeiro e de Alagoinhas até Propriá, em Sergipe; e, em Salvador, de Paripe a Mapele e do Terminal de Cargas ao Porto.

Segundo a ANTT, uma nova malha será construída e os funcionários transferidos para outras cidades. No entantyo, de acordo com o Sindicato dos Ferroviários, não existe a garantia de manutenção dos 600 funcionários da empresa.

Além disso, a entidade alega que as transferências seriam para cidades muito distantes de Alagoinhas. "Relocação não garante posto de trabalho. Está aqui em Alagoinhas e ir para outro ponto, a 1000 km, poucos trabalhadores irão. Portanto, o sindicato entende que haverá demissão em massa", afirma Paulino Moura.

Há 26 anos trabalhando como maquinista, Wilson Pereira está preocupado. "Depois de laborar esse tempo em uma empresa e em um trabalho específico, que é essa função de maquinista, e, de uma hora para a outra, a empresa diz que vai fechar, acabar, com promessas obscuras de transferência, com ilusão de garantia de emprego...A gente hoje vive um temor", aponta.

A ferrovia chegou a Alagoinhas há mais de um século e trouxe desenvolvimento. Em 1997, a atual concessionária recebeu a malha da antiga Rede Ferroviária Federal. Na época, moradores tiveram a promessa de que um novo ciclo de progresso chegaria à cidade. Hoje, Iraci Gomes, que é de uma família de ferroviários, lamenta. "Alagoinhas é uma cidade ferroviária, nasceu pela ferrovia. Não podemos abrir mão disso, vamos continuar lutando para que haja revitalização dos nossos trechos", diz.

Raimundo Rocha já conta com prejuízos com a ameaça de fechamento da linha férrea. A pousada que gerencia recebe 60 reservas por mês a serviço da ferrovia. "São pessoas desse interior todo para prestar serviço na ferrovia. Isso não deixa de trazer prejuízos a esse hotel e a outros dessa cidade", comenta.

A previsão dos comerciantes é de queda de 10% no faturamento com a transferência ou com demissão dos ferroviários. A indústria também pode sair perdendo. "Se perdermos a ferrovia, perdemos a atração de empresas, a exemplo das mineradoras. Temos o produto, temos o minério. O que favorecia a implantação da indústria é justamente a ferrovia", relata Benedito Vieira, do Sindicato dos Empresários do Comércio.

Os trens que passam pelo entroncamento de Alagoinhas carregam madeira, combustíveis e minérios pelo estado. Com a desativação desse trecho, seriam necessários 51 mil caminhões para fazer o transporte de todo esse volume.

Em nota, a ferrovia Centro Atlântica disse que não estão previstas demissões por causa da desativação dos trechos. E que, através de um plano integrado de logística, o governo federal está elaborando um projeto para não prejudicar as empresas que são clientes da ferrovia. Além diso, explica que uma nova ferrovia será construída, mais moderna e com maior capacidade para os usuários do modal.

Necessitado, interior baiano aguarda efeito do Mais Médicos

Redação Portal Clériston Silva PCS

Cotegipe
Com 417 municípios, a Bahia é um dos destinos dos profissionais que se cadastraram no primeiro ciclo de contratação do programa Mais Médicos. No estado, segundo o Ministério da Saúde, foram 317 municípios que se candidataram, o que representa 76% do total.

Nos lugares menores, destino prioritário do projeto, a esperança é que as medidas anunciadas aconteçam logo, como em Cotegipe, no extremo-oeste baiano. Distante 767 quilômetros de Serrinha, a cidade não tem nenhum hospital e conta apenas com um centro médico não reconhecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que atende em situação precária.

“É uma cidade desassistida em tudo. Se alguém quebrar uma perna, quebrar uma clavícula, ou mesmo ter um AVC [acidente vascular cerebral – derrame], a gente tem que encaminhar para Barreiras”, diz Maria Augusta Silveira, secretária de Saúde do município, administrado pelo PSD, ao site Bahia Notícias. Cotegipe solicitou seis profissionais para o programa do governo e, dos médicos que atendem na localidade, apenas um fez cadastro com a intenção de permanecer.

Já em Pintadas, no centro-norte baiano, a 120 km de Serrinha, o gestor do fundo de saúde, Gerônimo Moreira de Carvalho, espera contar com as duas equipes solicitadas, em substituição ou permanência dos dois profissionais terceirizados que atendem à cidade inteira. Mesmo assim, a situação de Pintadas, com 10,3 mil habitantes, é melhor do que a de Cotegipe. Tem um hospital e cinco postos espalhados na sede e no interior do município governado pelo prefeito Edenivaldo Ferreira Mendes (PT). Para ele, o grande problema enfrentado é o mesmo de muitos outros pontos da Bahia e está relacionado à permanência do profissional. “A realidade de muitos municípios do interior é essa. Quando se tem o médico, tem de maneira inadequada”, comentou.

Pintadas
Em uma realidade diferente, segundo a prefeita e atual presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (PSB), Cardeal da Silva (nordeste baiano, a 220 km de Serrinha) não se cadastrou.

De acordo com a gestora, o preenchimento das quatro unidades (uma ainda incompleta) do Programa de Saúde da Família no município fez com que a cidade optasse pela adesão – uma espécie de aprovação – e não pelo cadastramento. Cardeal da Silva conta com um pronto-atendimento para casos de urgência e emergência.

A administradora, porém, admite a situação dominante na maioria dos municípios baianos. “Eu tenho médicos porque eu pago caro para ter. Os municípios menores são os que mais gastam com saúde porque não têm hospitais estaduais e, por isso, têm que gastar com deslocamento e levar toda a demanda deles para municípios vizinhos ou para capital”, avaliou.

Jacobina
Em posição contrária ao programa, o prefeito Rui Macedo (PMDB), de Jacobina (centro norte baiano, a 203 km de Serrinha), disse que preferiu ficar de fora do Mais Médicos. A cidade tem uma população maior do que as duas primeiras, em torno de 80 mil habitantes.

O peemedebista, que também é médico, considera que o projeto peca por “forçar a barra” com a importação de profissionais estrangeiros sem a necessidade de passar pela avaliação, no caso, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). “Eu sei que os médicos brasileiros são bem recebidos no exterior, mas não podemos aceitar que venham estrangeiros sem nenhum critério”, declarou.

Rui Macedo acredita que dificuldades de língua e de conhecimento de enfermidades locais podem ser agravantes para um possível fracasso do programa.

Segundo o Ministério da Saúde, 18.450 profissionais se inscreveram, mas somente 3.123 inscrições estão finalizadas, o que deixa 15.327 registros pendentes com prazo final para serem concluídas no domingo (28). Destes com pendência, a pasta informou que 8.307 têm números profissionais inválidos. O órgão federal ainda declarou que pouco mais 10% (1.920) foram de inscrições de estrangeiros. Foi informado também que 3.511 prefeituras se inscreveram para participar do projeto. (Fonte: Bahia Noticias)

Pai mata filho esfaqueado durante discussão em Feira de Santana

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem foi detido neste sábado (27) acusado de matar o próprio filho durante uma discussão na zona rural de Feira de Santana. O crime ocorreu dentro da casa da vítima, no distrito de Governador João Durval, na noite desta sexta-feira (26). O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios.

Segundo a polícia, Josemir Freitas dos Santos, 26 anos, chegou em casa embriagado e iniciou uma discussão com o pai José Rios dos Santos, 58. Ele teria ameaçado a família com uma faca e acabou iniciado uma luta corporal com o pai. Josemir acabou esfaqueado e morreu no local.

O pai da vítima foi levado para prestar depoimento por policiais da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (Feira de Santana) e liberado. O caso é tratado pela polícia como legítima defesa. O corpo da vítima foi levado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Polícia apreendeu a faca usada no crime

Foto: Acorda Cidade

26 de jul. de 2013

Ministério terá concurso com 736 vagas e salários até R$9,9 mil

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve divulgar em agosto, o edital do concurso público que irá contratar 736 novos servidores públicos. De acordo com o Folha Dirigida, as oportunidades serão para diversos cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior, em todos os estados, além do Distrito Federal.

Do total de vagas, 100 serão para agente de inspeção e 100 para agente administrativo, ambos exigem nível médio. As remunerações para estas duas carreiras são de R$5.278,26 e R$2.529,42, respectivamente. Para as unidades de nível superior, o cargo de fiscal agropecuário merece destaque, tanto pela oferta de 172 vagas, como pela remuneração, de R$9.986,59. Poderão ainda haver vagas para os graduados em Medicina Veterinária, Agronomia, Farmácia, Química, Zootecnia.

A contratação ocorrerá pelo regime estatutário, o que garante estabilidade aos aprovados. A assessoria de comunicação do órgão, informou que o ministério deve definir a organizadora do certamae até o próximo dia 15, de forma que o edital possa ser divulgado até o final de agosto, antes do prazo limite concedido pelo Ministério do Planejamento, que vai até 18 de setembro.

25 de jul. de 2013

Tucano: Motorista morre e 11 pessoas ficam feridas em acidente na BR-116

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Uma pessoa morreu e 11 ficaram feridos em um acidente na noite da quarta-feira (24) na BR-116, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acidente envolveu uma caminhonete D-10 e um caminhão próximo à cidade de Tucano, a 83 km de Serrinha.

Segundo a PRF, a caminhonete, de placa CBL-2387, estava superlotada quando se chocou contra o caminhão baú, de placa de Minas Gerais JOZ-0674.

Na caminhonete, estavam dez pessoas que seguiam para uma festa da igreja na sede de Tucano, saindo de um povoado da cidade.

A colisão foi lateral. A PRF ainda não tem detalhes das circunstâncias da batida. José Martins dos Santos, 63 anos, motorista da caminhonete, morreu no acidente. Outros passageiros do veículo ficaram feridos e foram socorridos para hospitais da região. Depois da batida, a carreta ainda saiu da pista, indo parar no matagal ao lado da rodovia.

Tiveram lesões leves Fernanda Matos dos Santos, Nelimara dos Santos Matos, Maria Senhora da Moura, Aurélia Matos dos Santos, Josélia Santos Aquino e Aldina Martins dos Santos. Sofreram ferimentos graves Maria José Emelino de Araújo, Naildes Matos dos Santos, Zélia Sobrinho Gonçalves, Josefa Santos de Aquino e Idinei Maria de Moura. Todas eram passageiras da D-10.

No caminhão, estava o motorista Washington Luis Rodrigues França, 41 anos, que não teve ferimentos. O corpo da vítima fatal foi levado ao Instituto Médico Legal de Euclides da Cunha.

Grupo seguia para evento religioso em caminhonete

Caminhão saiu da pista depois de batida

Caminhonete foi atingida pelo lado esquerdo, segundo PRF

Motorista da caminhonete morreu na hora 

Foto: site Gil Santos Noticias

Garoto de 11 anos sofre queimaduras graves ao levar choque em Conceição do Coité

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Uma criança foi internada em estado grave depois de ser atingida por uma carga de 12 mil volts em Conceição do Coité. O garoto de 11 anos está internado com ferimentos graves no Hospital Geral do Estado (HGE). O caso foi na tarde da quarta-feira (24).

O menino tocou com uma barra de ferro que estava em sua mão em uma rede de alta tensão e acabou levando um choque elétrico. A rede passa em frente a uma construção na rua Carlos Gomes.

Testemunhas dizem que o menino costuma ir à obra, onde seu irmão trabalha. Ele colocou a barra de ferro nos ombros e, de costas, não percebeu a fiação elétrica.

O menino foi socorrido inicialmente para o Hospital Regional e de lá foi transferido para o HGE.

CNI/Ibope: Aprovação do governo Dilma cai 24 pontos

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, mostra que a aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) caiu 24 pontos. No levantamento anterior, em junho, 55% dos entrevistados avaliaram o governo positivamente, fatia que caiu para 31%.

Além disso, cresceu a fatia de pessoas que consideram o governo ruim ou péssimo, que passou de 13% das respostas no mês passado para 31% neste mês. Outros 37% consideram o governo regular. Os dados do levantamento são afetados pelas manifestações e protestos que ocorrem em todo o país desde junho. A pesquisa anterior da CNI foi feita antes do começo dos protestos.

A avaliação pessoal da líder nacional também piorou. No levantamento anterior, 71% aprovavam o jeito da petista governar, agora esse dado caiu para 45%. Os que desaprovavam Dilma eram 25%, e agora esse número subiu para 49%.

Segundo a CNI, a pesquisa foi feita entre 9 e 12 de julho, com 7.686 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 434 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Lajedo do Tabocal: Ex-prefeita terá que devolver R$ 60 mil aos cofres públicos

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Justiça Federal condenou a ex-prefeita de Lajedo do Tabocal (a 305 km de Serrinha), Lilian da Silva Nascimento, a devolver R$ 60 mil aos cofres públicos do município do sul baiano, por não ter prestado contas de valores cedidos em 2009 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A decisão é fruto de uma ação por improbidade administrativa, proposta em 2011 pelo Ministério Público Federal (MPF) em Jequié. Segundo a Justiça Federal, a ex-prefeita teve diversas oportunidades para apresentar documentos que comprovassem a devida utilização do recurso.

Apenas alguns processos de pagamento e três notas fiscais foram mostrados e não foram considerados suficientes para atestar a regularidade da aplicação das verbas.

Além de devolver o dinheiro, Lilian foi condenada ao pagamento de multa no valor de metade da importância a ser ressarcida, perda de função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos e proibição de contratar com o poder público e dele receber benefícios e incentivos fiscais e creditícios pelo mesmo prazo.

A ex-prefeita ainda pode recorrer da decisão.

24 de jul. de 2013

Monte Santo tem calendário religioso com programação intensa durante todo o ano

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Durante todo o ano, Monte Santo recebe milhares de visitantes, que acompanham o intenso calendário religioso do município. Por isso, as manifestações religiosas de Monte Santo, assim como de outros municípios baianos, estão sendo divulgadas pela Secretaria do Turismo e Bahiatursa na ExpoCatólica, que acontece até esta sexta-feira (26), no Riocentro (Rio de Janeiro).

A intenção dos órgãos oficiais de turismo é aumentar a receita e o número de turistas de outros estados no segmento católico, já que o público predominante nos eventos religiosos da Bahia é formado pelos próprios baianos.

A primeira manifestação do calendário religioso é realizada nas sete sextas-feiras da Quaresma. Os devotos fazem uma procissão, relembrando a Via Sacra, no trajeto conhecido como a Via Crúcis do Sertão, com chegada à capela que fica no topo do monte que dá nome ao município, onde são celebradas missas.

Na última sexta-feira da Quaresma, que antecede a Sexta-Feira da Paixão, a celebração é realizada na Igreja de Nossa Senhora das Dores. De lá, os fiéis levam a imagem da santa para a Igreja Matriz. Já nas quartas-feiras, a Via Sacra e as missas são celebradas também na Matriz.

Na Semana Santa, a cidade reserva uma programação intensa desde a quarta-feira até o Domingo de Páscoa. Dentre as atividades acompanhadas com fé e devoção pelos católicos de toda a Bahia e também por visitantes estão a Via Sacra (quando fiéis levam imagens do Senhor dos Passos pelas ruas do município), encenação da Paixão de Cristo, as tradicionais missas do Lava-pés e da Ressurreição, procissão e queima de Judas.

No mês de maio, acontece o novenário dedicado a Nossa Senhora, que tem como ápice a coroação de Nossa Senhora da Conceição, no dia 31, na Igreja Matriz. Em junho, é a vez da festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, e da trezena de Santo Antônio, um dos santos católicos mais festejados no Brasil.

A Exaltação da Santa Cruz é realizada em 14 de setembro e celebrada com romaria e missas no Santuário da Santa Cruz. Em outubro e novembro, é a vez da Festa de Todos-os-Santos, uma das mais tradicionais do município, com peregrinação de milhares de fiéis, que visitam a cidade para participar da programação religiosa e dos eventos musicais.

A Festa de Todos-os-Santos foi retratada na minissérie O Pagador de Promessas, exibida pela Rede Globo de Televisão no final da década de 80. A série foi baseada na obra do dramaturgo baiano Dias Gomes, que já tinha sido levada para o teatro e o cinema.

As manifestações de fé do povo baiano que podem ser vistas em Monte Santo aparecem no desenrolar da minissérie. A Via Crúcis dos romeiros e moradores da cidade, as promessas a Santo Antônio para casar, a tradição da reza e benzedura para trazer a cura, boa sorte e espantar o mau olhado em pessoas, animais e até objetos estão presentes no vídeo e no cotidiano da Bahia.

Manifestantes fecham a BR-101 contra cassação de prefeito de Laje

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um grupo de manifestantes bloqueou o trânsito no Km 281 da BR-101, próximo ao município de Laje, a 133 km de Serrinha. Eles são contra uma decisão judicial que depôs o prefeito da cidade. Galhos e pneus foram queimados pelo grupo, que interditou a pista por mais de três horas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o protesto começou às 7h e terminou às 10h30. O prefeito José Emiran Feitosa (PT) teve o mandato cassado na segunda-feira (22) sob a suspeita de captação ilícita de sufrágio (compra de votos).

Ele e o vice-prefeito, Enedino Costa dos Santos, estão afastados das atividades até o parecer final do julgamento em segunda instância. O presidente da Câmara, Andrelino de Jesus Santos, deve assumir a gestão da cidade.
Grupo é contra cassação de prefeito de Laje

Foto: Voz da Bahia

Ex-prefeita de Capim Grosso é multada por irregularidades na contratação de empresa

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A ex-prefeita de Capim Grosso, Lydia Fontoura Pinheiro (PSD), terá de pagar multa de R$ 5 mil por irregularidade na contratação de empresa de transporte. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou nesta terça-feira (24), contra a empresa Transloma - Transportes e Locação de Máquinas e Veículos, Obras e Empreendimentos Ltda., no valor de R$ 1.485.558,00, tendo como objeto a locação de veículos com motorista para atender no transporte escolar da rede municipal de ensino, no exercício de 2011.

A inspeção realizada comprovou as seguintes irregularidades: ausência de remessa de CRA de Administrador responsável pela gestão do pessoal (motoristas) colocado à disposição da Prefeitura; licitação com apenas um lote, estabelecendo como critério de julgamento, o menor preço por lote, e inviabilizando a participação de diversos possíveis interessados; inobservados os princípios implícitos à Carta Magna, notadamente razoabilidade e economicidade, com relação à locação de veículos, os quais em sua grande maioria foram fabricados anteriormente ao ano de 2000, o que acarreta consequências danosas para o município, sobretudo com relação a segurança dos estudantes; a ex-prefeita Lydia Fontoura Pinheiro foi quem atestou a capacidade técnica para a empresa Transloma, fato que fere o principio de impessoalidade.

Outro processo – Na mesma sessão, a gestora voltou a ser punida em razão de irregularidades na contratação direta da empresa Falcão Real Serviços Ltda. para realizar transporte de passageiros para tratamento de saúde fora do domicílio, bem como transporte de funcionários a serviço do município de Capim Grosso, tendo como destino o município de Salvador, durante todo o exercício de 2012, ao custo de R$ 47.000,00. A relatoria imputou multa no valor de R$ 3 mil à responsável, mas ainda cabe recurso da decisão.

23 de jul. de 2013

Vistoria em presídio de Feira de Santana apreende drogas, celulares e R$ 14 mil

Redação Portal Clériston Silva 

Uma operação policial no Conjunto Penal de Freira de Santana encontrou no local drogas, armas, celulares e R$ 14 mil. A vistoria começou na manhã desta terça-feira (23) e continuou ao longo do dia, a pedido da direção do presídio.

Foram apreendidos quinhentos papelotes de maconha, 500 gramas da mesma droga, 250 celulares, 15 facas, 15 lençóis já em forma de corda, como terezas, além de baldes e pedaços de fios e R$ 14 mil em cédulas novas. Todos os presidiários com quem a polícia apreendeu algo foram levados para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) para serem autuados.

As novas autuações serão acrescentadas às penas que eles já cumprem. A origem do dinheiro será investigada. Ao "Acorda Cidade", o coronel Adelmário Xavier, do Comando de Policiamento Regional Leste, considerou a ação positiva, mas lamentou a facilidade com que itens proibidos entram no presídio. "Muito celular, muita droga. O que leva a crer que existe uma interferência muito grande de dentro do presídio para fora. Isso tem que acabar", afirmou. "Está havendo uma facilidade muito grande. Não sei como isto está acontecendo, mas algo deve ser feito. Isso é preocupante", disse ainda.

O coronel sugeriu que algo seja feito para bloquear o sinal de celular na região do presídio. O secretário da segurança pública Maurício Barbosa informou que 80% dos crimes são orientados de dentro dos presídios. Participaram da ação policiais da Companhia Independente Litoral Norte, do Comando Especializado Tático Operacional (Ceto) e os agentes penitenciários da unidade.

Presos com quem foram encontradas drogas foram levados à DTE


Foto: Acorda Cidade

Serrinha: Seiscentos ingressos para festa em parque de vaquejada são roubados

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Os organizadores da "Vaquejada de Serrinha" informaram, nesta terça-feira (23), que 600 ingressos para a festa “Vaca Atolada” foram extraviados e perderam a validade. De acordo com a assessoria do Parque de Vaquejada Maria do Carmo, os bilhetes inválidos começam com a numeração 18.001 e vão até 18,6 mil.

“Todas as medidas necessárias foram tomadas, entre elas registro policial: os que tiverem essa ordem numérica e forem apresentados durante a realização da Vaquejada em Serrinha, que acontece entre os dias 5 e 8 de setembro, serão apreendidos e o portador encaminhado às autoridades para instauração de inquérito”, afirmaram os organizadores, em nota enviada à imprensa.

Segundo o grupo, para a segurança dos participantes de uma das maiores festa do segmento no estado, além da loja no 2º piso do Shopping Iguatemi, em Salvador, 23 municípios do interior baiano, e a capital sergipana, Aracaju, contam com postos credenciados para a aquisição dos passaportes para os eventos.

Laje: Prefeito, vice e vereador têm mandatos cassados pela Justiça

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O prefeito de Laje (a 133 km de Serrinha), José Emiran Feitosa (PT), e o vice, Enedino Costa (PSDB), tiveram os diplomas e, consequentemente, os mandatos cassados pela Justiça eleitoral. Os políticos foram acusados de abuso de poder econômico, após denúncia de captação ilícita de sufrágio – compra de votos – durante as eleições de 2012.

O petista venceu o pleito no município do sudoeste baiano com 53,12% dos votos válidos. Em sua decisão, a juíza de Mutuípe, Renata Moraes Rocha, responsável pela 109ª zona eleitoral, ainda determinou a inelegibilidade do prefeito e do vereador Valdir Mota Maia (PTC), também cassado no mesmo processo.

Apesar de a decisão ser tomada em primeira instância, cabendo recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), a magistrada determinou a imediata investida do atual presidente da Câmara de Vereadores, Andrelino de Jesus (PT), para assumir a cadeira e comandar o município até a realização de novas eleições.

“Por consequência e havendo os investigados prefeito e vice-prefeito obtido mais da metade dos votos válidos, conforme inteligência do Art. 224 do Código Eleitoral, deverá ser convocada nova eleição na forma do Art. 81 da CF [Constituição Federal], para os cargos de prefeito e vice-Prefeito do município de Laje, devendo ser oficiado ao Egrégio Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para designar a data do novo pleito”, escreveu a juíza em sua decisão.

22 de jul. de 2013

Araci: Menores assaltam panificadora e são presos quando tentavam fugir

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Dois menores foram apreendidos na tarde de sexta-feira (19), por volta das 14h40m, em Araci, cidade que fica a 35 quilômetros de Serrinha. Eles são acusados de participação em um assalto no distrito de Tapuio. 

Segundo a polícia, os infratores J. S. C. e J. B. S. S., ambos de 16 anos, entraram na lanchonete e panificadora Guimarães e anunciaram o assalto usando uma arma de brinquedo e uma espingarda (garruncha) de fabricação caseira.

Eles roubaram dinheiro e dois aparelhos celulares dos funcionários do estabelecimento. De acordo com informações do 16º BPM, uma equipe da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), formada pelos soldados Geilson Lopes e Gleidson Sidney, sob o comando do Sub Tenente Adelson da Silva, fez um rastreamento e localizou os suspeitos na região do distrito de Várzea da Pedra, na divisa entre os municípios de Araci e Santaluz.

Com eles foram apreendidas as armas usadas no assalto, dinheiro, celulares e uma moto modelo Yamaha, modelo YBR, placa DLO-7183. Os infratores e o material apreendido foram levados para a Delegacia Territorial (DT) de Araci e encaminhados ao Juizado Especial pelo delegado Getúlio Queiroz.

A polícia informou que os menores moram na cidade de Santaluz e são suspeitos de participação em outros assaltos ocorridos na região.

Menores assaltaram panificadora no distrito de Tapuio

Moto YBR utilizada pelos infratores

Polícia prende suspeito de tráfico de drogas na Cidade Nova, em Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem foi preso com 41 papelotes de maconha por volta das 21h30 de sexta-feira (19) na Rua Ilhéus, no bairro da Cidade Nova, em Serrinha. De acordo com a polícia, a droga estava dentro da casa onde o acusado mora com a mulher e os filhos dela.

Ainda segundo a polícia, a prisão aconteceu depois de uma abordagem de rotina. Uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º BPM, formada pelos soldados Ailton, Franknando, Taquary e Robenilson, abordou um usuário identificado como Josevaldo Alves da Silva, de 36 anos, que, logo em seguida, apontou o local onde havia adquirido o entorpecente.

No endereço indicado, os PMs encontraram Adilton de Jesus Miranda, 18 anos, mais conhecido como “Titi”, e a droga escondida dentro de um dos quartos do imóvel. De acordo com a Polícia Civil, Adilton, que já havia sido preso em 2012 pelo mesmo crime, vai responder por tráfico de drogas.

O usuário assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) (registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo) e foi liberado.

Suspeito escondia 41 papelotes de maconha dentro de casa

PRF apreende cocaína que estava sendo levada para Euclides da Cunha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Polícia Rodoviária Federal (207) apreendeu 207 gramas de cocaína em um ônibus durante a fiscalização de rotina, que ocorreu no km-932 da BR-116, na manhã desta sexta-feira (19).

De acordo com a PRF, a droga estava em uma mochila de cor preta, mas o proprietário não foi identificado. O ônibus saiu de São Paulo em direção à Euclides da Cunha e foi abordado perto da divisa com Minas Gerais.

A cocaína também foi encontrada em 209 "pinos". Todos os passageiros foram levados para prestar depoimento na delegacia da Polícia Civil de Cândido Sales.

Homem é morto a tiros dentro de casa em São Gonçalo dos Campos

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Carlos dos Santos, de 44 anos, conhecido como Carlinhos do Bar, foi assassinado com dois tiros dentro de casa na Rua Eulália da Silva Daltro, no loteamento Murilo Leire, em São Gonçalo dos Campos.

Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 18h de sábado (20) quando dois suspeitos armados invadiram a residência.

“Carlinhos estava entrando na casa que fica nos fundos de um bar de sua propriedade quando percebeu que tinha alguém no local. Ao tentar se esconder, ele foi baleado e morreu no local”, explicou um policial.

Os suspeitos ainda não foram identificados pela polícia que realiza diligências na região na tentativa de prendê-los.

Homem é raptado em Miguel Calmon e encontrado morto em Piritiba

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Polícia Civil de Miguel Calmon, cidade que fica a 235 km de Serrinha, investiga o rapto e assassinato de um homem de Reginaldo Santos de Morais, de 22 anos, ocorrido na noite de sexta-feira (19).

Por volta das 23h, um grupo armado rendeu a vítima dentro de casa no povoado de Tanque Novo e o levaram para uma localidade conhecida como “Estrada da Laginha”, no munícipio vizinho de Piritiba. No local, Reginaldo foi morto com tiros na cabeça e no tórax.

O crime é investigado pela Delegacia Territorial (DT) local. O pai de Reginaldo, Simplício Sancho, informou que o filho estava sendo ameaçado, mas não quis entrar em detalhes com a nossa reportagem.

Foto: site A Bahia Acontece

Motociclista morre ao bater no fundo de carro em São Gonçalo dos Campos

Redação Portal Clériston Silva PCS

Um homem morreu em um acidente na manhã deste domingo (21) em São Gonçalo dos Campos, a 102 km de Serrinha.

Pascoal Virno, de 47 anos, estava em uma motocicleta Honda CB 1500, de cor preta, placa CTT-9265, que bateu no fundo de um Ford Fiesta, placa JPM-6611.

O acidente ocorreu por volta das 11h20, na BR-101, na entrada do distrito de Afligidos. Por causa do impacto, o corpo do motociclista foi arremessado a cerca de 50 metros do local do acidente.

Pascoal teve traumatismo craniano e morreu no local. O motorista do carro não sofreu ferimentos, segundo a polícia.

Acidente aconteceu na BR-101, em São Gonçalo dos Campos

Pascoal Virno bateu a moto no fundo Ford Fiesta

Foto: site Planeta 1410

Homem é assassinado a tiros em Tucano

Redação Portal Clériston Silva PCS

A polícia investiga um assassinato que teria ocorrido na madrugada da última quinta-feira (18), no município de Tucano, a 83 quilômetros de Serrinha.

O corpo do homem, identificado como Erinaldo da Silva, de 23 anos, foi encontrado em uma estrada de barro próximo ao cemitério da cidade, com perfurações de arma de fogo. Os disparos atingiram a cabeça e nas costas.

De acordo com policiais da 2ª CIPM/Tucano, o corpo foi localizado por volta das 6h por moradores da região. Erinaldo morava no bairro Nova Esperança, em Tucano. Segundo a Polícia Civil, o crime está sendo investigado, mas ainda não há suspeitos.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para fazer a remoção do corpo.

Corpo foi encontrado na quinta-feira (18) em Tucano

Corpo apresentava perfurações de arma de fogo

Foto: site Gil Santos Noticias

Falso médico é preso em Araci

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Policiais Militares lotados na 3ª CIA/16º BPM prenderam na tarde deste domingo (21), por volta das 17h, no município de Araci, a 35 quilômetros de Serrinha, José Edson Oliveira Pinho autuado por exercício irregular da medicina e falsidade ideológica.

De acordo com a polícia, o falso médico atuava no município com o número do Conselho Regional de Medicina (CRM) de outro médico e teria sido contratado pelo município através de uma cooperativa.

As investigações começaram após denúncia anônima à polícia, informando que o suspeito não tinha licença de medicina para exercer a profissão. Após a polícia consultar o número do CRM no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, foi confirmado que toda documentação tinha o nome de outra pessoa.

As investigações continuam para identificar se existem outros casos de falsos médicos no município, se houve facilitação para o suspeito conseguir a documentação e autorização para clinicar no hospital, e se ele já exercia a profissão ilegal em outros municípios.

José Edson Oliveira Pinho foi autuado por exercício irregular da medicina e falsidade ideológica. O falso médico foi conduzido à carceragem da Delegacia Territorial (DT) de Serrinha, pagou fiança e foi liberado.

Foto: A Voz do Campo

Telexfree divulga nota que garante ressarcimento aos investidores

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Com bens e valores bloqueados e impedida de operar em todo o Brasil desde o dia 18 de junho por decisão da Justiça do Acre, a empresa Telexfree divulgou neste sábado (20), uma nota de esclarecimento onde informa o oferecimento de garantias financeiras no valor de mais de R$ 659 milhões ao Juízo da 2ª Vara Cível de Rio Branco na tentativa de desbloquear suas contas e recomeçar as operações e como forma de garantir o ressarcimento dos investidores.

A empresa aguarda uma resposta do Judiciário acreano sobre o pedido, que ainda não foi aceito, segundo a nota, porque na semana em que foi protocolado 'todos os juízes das cinco varas cíveis de Rio Branco encontravam-se de férias, e a magistrada substituta vive na cidade de Manoel Urbano, comarca 226 Km distante de Rio Branco'.

A Telexfree e seus divulgadores estão aguardando também o julgamento do mérito do recurso interposto pela empresa, que deve acontecer, segundo o advogado que defende a empresa no Acre, Roberto Duarte, 'provavelmente' no próximo dia 29. Ele afirma que mais detalhes sobre o pedido, para dispor a garantia financeira, poderiam ser conhecidos a partir da próxima semana.

"Na segunda-feira posso dar mais detalhes. A nota de esclarecimento é bem clara nesse sentido. Não tenho como dar maiores informações nesse momento", limitou-se a comentar a defesa.

De acordo com a nota, em seu último parágrafo, 'a Telexfree está se defendendo de forma vigorosa perante o Poder Judiciário do Acre e confia plenamente na Justiça brasileira que certamente reparará uma das decisões judiciais mais danosas da história do empreendedorismo brasileiro'.

Sátiro Dias: Adolescente de 12 anos grávida do primo dá à luz

Redação Portal Clériston Silva PCS

A adolescente de 12 anos, que havia engravidado do primo de primeiro grau que tem a mesma idade, deu à luz na manhã deste sábado (20), na Maternidade José Maria de Magalhães Neto, em Salvador. Segundo Lusimarina da Cruz, tia da garota, o menino nasceu com 32 semanas e 1,8 Kg.

A menina é da cidade de Sátiro Dias, distante 52 Km de Serrinha. Lusimarina conta que tanto a adolescente quanto o bebê estão bem. "Ela [sobrinha] tá bem, graças a Deus. Foi um pouco prematuro, mas ele [o bebê] está ótimo. O nome vai ser Douglas", diz.

De acordo com a tia, que trabalha como doméstica, a menina já estava morando com ela em Porto de Sauípe. O bebê também deverá ficar lá. A previsão, segundo Lusimarina, é que o menino deixe o hospital na quarta-feira (24). "Estou muito feliz. Por tudo que eu passei, como é que não fica feliz? Meus patrões estão me ajudando com tudo, com enxoval. Estão me dando o maior apoio", comemora.

Caso - Segundo a família, quando começaram os enjoos, a mãe levou a menina ao médico na cidade de Alagoinhas, no nordeste da Bahia, perto do município onde elas moram, mas não imaginava que pudesse se tratar de uma gravidez. “Até agora ainda estou em choque por causa desse problema dela. Ela é uma criança, né?! E segura outra criança na barriga. E o pai é mais criança que ela ainda”, enfatizou Maria Solange da Cruz, mãe da garota grávida, na ocasião.

A futura avó é viúva tem outros quatro filhos e vive com pouco mais de R$ 500 por mês. Ela afirmou não ter condições de criar o neto, mas a irmã dela, tia da adolescente, disse desde o início que a criança não passaria dificuldade. “Eu tenho três filhos, mais um faz quatro. Mais uma boca na minha casa. Não tem problema não”, assegurou a Lusimarina.

Segundo a médica obstetra, Itana Passos, do Iperba, uma maternidade estadual que mantém um programa voltado para adolescentes grávidas, esse tipo de gestação exige acompanhamento especial. “Em um pré-natal normal preconiza se fazer três ultrassonografias, pelo menos, durante toda a gestação. Em uma criança dessa idade é importante que se faça mais, para se fazer um acompanhamento do crescimento fetal intrauterino, se está um crescimento adequado pra cada mês de gestação”, destacou a médica.

Em 2011, 46.611 crianças e adolescentes, entre 10 e 19 anos, deram a luz em hospitais públicos no estado. Em 2012, foram 40.350, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Pacientes nessa situação podem procurar atendimento no Iperba, que fica no bairro de Brotas, ou na maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto, localizada no bairro do Pau Miúdo, ambos na capital baiana.

21 de jul. de 2013

Três suspeitos de assalto morrem em troca de tiros com a PM em Caldeirão Grande

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Três suspeitos morreram em troca de tiros com a polícia na sexta-feira (19) em Caldeirão Grande (a 226 km de Serrinha), de acordo com a delegacia local. O tiroteio aconteceu depois que a polícia perseguiu os três, acusados de assaltarem um comerciante. Com eles, a polícia encontrou três pedras de esmeraldas. 

Com os suspeitos, a polícia encontrou celulares, armas e certa quantia em dinheiro. A polícia ainda apreendeu o carro usado pelo grupo, um Fiat Uno com restrição de roubo. Dois dos mortos foram identificados como Erlânio Jesus dos Santos, 25 anos, e Jamerson Assunção da Silva, 37 anos. O terceiro ainda não foi identificado. Um quarto envolvido conseguiu fugir.

Segundo a polícia, o grupo assaltou um comerciante da região do garimpo da Carnaíba das Esmeraldas e depois fugiram. A PM foi chamada e perseguiu os suspeitos, que reagiram atirando. Houve confronto e três dos suspeitos foram baleados. Eles ainda foram socorridos ao hospital de Caldeirão Grande, mas não resistiram aos ferimentos.

Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Jacobina.

Material encontrado com os suspeitos foi apreendido

Veículo utilizado pelos suspeitos

Foto: site A Bahia Acontece

Polícia apreende quase R$ 4 mil em notas falsas em Jaguaquara

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Polícia Civil de Jaguaquara, a 295 km de Serrinha, apreendeu nesta sexta-feira (18) mais R$ 3.900 em notas falsas - 39 cédulas de 100 reais. O dinheiro estava no porta luvas de um carro apreendido com suspeitos de usar dinheiro falso no comércio da cidade. Quatro pessoas foram presas na segunda-feira pelo crime.

Na segunda, o carro, um Corsa, foi apreendido, assim como R$ 700 em notas falsas, após denúncias de que uma quadrilha estava repassando o dinheiro em lojas da cidade.

A delegacia da cidade informou que as notas falsas eram de responsabilidade de Adelmo Ferreira, um dos presos, segundo o Blog Marcos Frahm. Ele confessou que comprou R$ 5 mil em cédulas falsificadas por R$ 1.700 na mão de uma pessoas de São Paulo - as notas foram enviadas a Salvador por Sedex.

Além de Adelmo, foram presos Vinicius Ferreira Barreto, 19, Fabricia Cruz Costa, 19, e Amanda Couto Farias, 25. Um adolescente de 16 anos foi apreendido. Os presos foram levados para o Conjunto Penal de Jequié. Eles responderão por crimes de moeda falsa e formação de quadrilha.

20 de jul. de 2013

Posto da Caixa Econômica de Conceição do Jacuípe é assaltado

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O posto da Caixa Econômica Federal instalado na Praça Benjamin Costa, no centro de Conceição do Jacuípe, a 102 km de Serrinha, foi assaltado na manhã deste sábado (20).

De acordo com informações do Jacuípe Notícias, dois homens chegaram por volta das 08h30, entraram na unidade financeira como clientes e anunciaram o assalto. Os criminosos levaram dinheiro, celulares e um computador.

Uma das funcionárias chegou a ser ameaça e um cliente com um filho pequeno foi obrigado a permanecer no local até o final do roubo. Toda a ação criminosa foi filmada pelo circuito interno do prédio. A dupla deixou o local a pé. Ninguém foi preso até o momento.

Assalto foi manhã deste sábado (20) em 'Berimbau'

Dois ônibus intermunicipais assaltados na BR-116 e em Tanquinho

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um ônibus e um microônibus foram assaltados na madrugada deste sábado (20) na região de Feira de Santana, a 89 km de Serrinha.

O microônibus da empresa São Luiz, que seguia de Juazeiro para Salvador, foi atacado por pelo menos seis homens armados quando passava pelo município de Tanquinho, na BR-324. Eles se aproveitaram do momento que o veículo reduziu a velocidade para passar em uma lombada. Vinte e dois passageiros foram saqueados - os ladrões levaram celulares, dinheiro e bolsas.

O outro caso foi na BR-116, na saída de Feira de Santana para Serrinha. Um ônibus da empresa Gontijo que ia do interior da Paraíba para São Paulo foi assaltado por uma dupla armada perto do bairro de Novo Horizonte. Segundo a polícia, 46 passageiros estavam no Ônibus e também foram saqueados.

O trecho onde aconteceu o assalto tem grande quantidade de lombadas, o que força o motorista a diminuir a velocidade. Segundo a polícia, costumam acontecer muitos roubos no local.

A queixa foi registrada no Complexo Policial Investigador Bandeira.

MPF denuncia ex-prefeito de Ribeira do Amparo por desvio de verbas da educação

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) denunciou o ex-prefeito da cidade de Ribeira do Amparo (a 119 km de Serrinha) pelos crimes de não prestação de contas e desvio de verbas da educação.

As irregularidades foram detectadas no exercício financeiro de 2007, quando Marcello da Silva Britto deixou de prestar contas, no prazo devido, da aplicação de recursos de convênio celebrado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O ex-gestor deixou de comprovar o uso do montante de R$ 21,9 mil, destinados à concessão de apoio financeiro para o desenvolvimento de ações de melhoria da educação fundamental na comunidade local. Como ele não declarou devidamente os gastos, o Município foi inscrito como inadimplente no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e teve instaurada a Tomada de Contas Especial pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O TCU julgou o caso como irregular e constatou, por meio de cheques emitidos na mesma data e relacionados a uma mesma nota fiscal, que os recursos do convênio não foram aplicados na finalidade adequada e desviados em proveito próprio ou alheio. Em 2008, o TCU condenou o ex-prefeito a devolver o valor do convênio, além de pagar multa pelas irregularidades detectadas.

Em 2010, o MPF instaurou um inquérito civil público para apurar a situação, que resultou em ação penal. A denúncia, de autoria do procurador da República Ruy Mello, requer a condenação de Britto a uma pena de até 12 anos de reclusão e também à reparação de danos causados aos cofres públicos, no valor do convênio, com a devida atualização monetária.