NOVA PÁGINA WEB

NOVA PÁGINA WEB
cleristonsilva.com

11 de set. de 2021

Modernização de agroindústria permitirá lançamento de flocão de milho em Araci

Redação Portal Cleriston Silva PCS

As iniciativas de acesso a mercado e de modernização das agroindústrias têm permitido o lançamento de diversos produtos da agricultura familiar da Bahia. Na comunidade de Caldeirão, no município de Araci, os agricultores e agricultoras se preparam para lançar mais um produto no mercado: o flocão de milho.

Foi assinada, nesta sexta-feira (10), a autorização para utilização dos aportes do Projeto Bahia Produtiva no valor de mais de R$ 1,1 milhão, que serão aplicados na requalificação da agroindústria de beneficiamento de milho da comunidade, beneficiando mais de 300 famílias da Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores de Caldeirão (ACOPAC).

“Para a comunidade, essa requalificação será de grande importância porque agregará produtos de qualidade e, consequentemente, aumentará em 50% a renda dessas famílias. Por meio desses investimentos, estamos construindo junto com o Bahia Produtiva as bases para o lançamento do novo carro-chefe da comunidade: o flocão de milho”, comenta o presidente da Associação, Rivailton Oliveira.


A modernização da agroindústria virá com a substituição de todo o maquinário existente no local: um degerminador, novas máquinas de precisão e pesagem, um silo para armazenamento e uma esteira que fará o fluxo do processo dentro do empreendimento. Com os novos equipamentos, a produção na agroindústria passará de 600 quilos de derivados para 5.000 quilos em uma jornada de oito horas.

Para o Agente Comunitário Rural (ACR) João Luiz Lima, os novos recursos impactarão diretamente no acesso aos mercados dos produtos da associação. “Aqui na região, hoje, já existe a cultura de produzir o milho. Mas agora vamos poder expandir a produção para mais mercados, gerando mais renda para todos”.

Fubá de Milho - Os produtos derivados de milho como creme de milho, xerém (mungunzá) e milho para insumos de rações animais ganharão agora a parceria do flocão de milho, que terá a comercialização iniciada em 2022.

O assistente e gerente territorial da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), José Silva, explica sobre a participação do Bahia Produtiva no processo de lançamento do flocão de milho: “Os investimentos abarcam desde os maquinários até a concepção da marca, plano de negócios, logística de embalagens e comercialização do novo flocão. Será um grande avanço para a comunidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário