Redação Portal Cleriston Silva PCS
Pela primeira vez, a Unidade Móvel de Atendimento (UMA) da Defensoria foi até uma comunidade que convive com os impactos de um lixão. Na segunda parada itinerante da DPE/BA na região do Sisal, chegamos ao povoado de Alto das Flores, distrito de Serrinha, nesta quarta-feira (12).Desde às 8h30, realizamos 56 atendimentos, com destaque mais uma vez para a área de família, principalmente os casos de divórcio. “Meu nome de solteira de novo, finalmente!”. Foi assim que Marinalva Lima comemorou a resolução do seu processo de divórcio, no lixão das Flores.
Manuel Paulo das Virgens, lavrador, veio resolver a sua documentação do divórcio para conseguir se casar novamente. “Eu já vivo com essa outra pessoa há oito anos e com essa oportunidade aqui eu vim buscar meu documento para oficializar a minha união atual”, disse Manuel. O lavrador ainda ressaltou a importância dos serviços chegarem ao povoado mais isolado. “Para a gente aqui da comunidade, é muito importante esse tipo de ação, porque não é todo mundo que consegue ir na cidade”.
Já Elielson dos Santos procurou a Defensoria para pedir a redução do valor da pensão, pois está desempregado. “Eu, infelizmente, não estou conseguindo pagar o valor que a justiça colocou. Então, eu vim aqui hoje para não arranjar mais problemas e continuar dando a minha ajuda para a criação da minha filha”, afirma Elielson.
A ida da UMA ao povoado foi muito importante para garantir o acesso à Justiça das moradoras e moradores que vivem em situação de vulnerabilidade e com os impactos do lixão das Flores. A defensora Júlia Lordêlo reafirmou a missão da instituição em estar ao lado de quem mais precisa. “Foi um prazer vir até o povoado e conhecer melhor as pessoas que moram aqui. A Defensoria é pra estar do lado do povo, garantindo direitos” , comenta a defensora.
Estiveram presentes também para atendimento as equipes do Centro de Referência da Assistência Social(CRAS) e Cadastro Único (CaD Único) de Serrinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário