NOVA PÁGINA WEB

NOVA PÁGINA WEB
cleristonsilva.com

27 de jun. de 2023

Serrinha recebe primeira Feira Literária na região do Sisal

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Após uma lacuna de nunca ter realizado quaisquer evento voltado à literatura, o município de Serrinha, prestes a completar 150 anos em 2026, vai receber a primeira edição da Feira Literária Internacional (FELIS), que vem preencher um hiato após o anúncio do evento. Diversidade e incentivo à leitura com mesas temáticas, rodas de conversa, palestras, espetáculos e performances marcam a edição da Feira.

Com  tema “Caminhos da liberdade: o protagonismo feminino e popular e as liberdades contemporâneas”, a Feira tem curadoria do escritor e jornalista Ricardo Ishmael, que atua pela primeira vez como curador. Ricardo diz que o maior desafio não é pensar apenas na programação, mas sim “contemplar os variados aspectos que envolvem a multifacetada literatura, obedecendo o tema proposto, nunca perdendo de vista o compromisso com a diversidade”. O lançamento da programação oficial vai ser realizado na quinta-feira , 6, às 19h, no Auditório da Uneb Campus XI em Serrinha.

O evento traz elementos da história da Bahia, bem como personagens femininos e populares, integrando as comemorações do Bicentenário da Bahia. Ishmael afirma que a curadoria teve o cuidado de contemplar o máximo da diversidade de temas viabilizados na grade de programação “autoras e autores que refletem a pluralidade da produção literária, com abordagens que sejam relevantes para que compreendamos mais e melhor o protagonismo feminino e popular nas lutas que consolidaram, na  Bahia, a independência do Brasil, além de ter a efetiva participação do público nas palestras e demais atividades”, afirma.

Sandro Magalhães, gestor cultural e coordenador geral da FELIS, comenta que a realização da Feira “sempre foi um sonho da comunidade cultural serrinhense, e ter Ricardo Ismael, como curador de uma edição histórica, é um grande orgulho para nós, principalmente pela sua atuação no campo da literatura e também por ser um Serrinhense notável”.

A Feira Literária Internacional de Serrinha (FELIS) tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Educação (SEC) e Secretaria de Cultura (Secult-BA), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC), da Prefeitura Municipal de Serrinha e do Sebrae.

A praça Morena Bela e o Colégio Estadual Rubem Nogueira, prédio histórico que abriga um dos primeiros ginásios regionais da Bahia, e que completou 70 anos, sendo responsável pela formação de gerações de estudantes que viriam a se tornar escritores, poetas, médicos, advogados e jornalistas recebem uma programação com participação dos autores locais, da cidade e do território.

Integrando mesas temáticas, rodas de conversa, ações educacionais, lançamento e venda de livros, além de shows e apresentações da comunidade artística e cultural da cidade, a FELIS terá atividades especiais para o público infanto-juvenil e ações para envolver a juventude.

A Feira Literária Internacional de Serrinha (FELIS) é uma iniciativa do Núcleo de Arte, Cultura e Comunicação na Comunidade (NACOM), organizada por intermédio de uma coordenação colegiada formada pelo NACOM juntamente com instituições educacionais, culturais com atuação no município, como o Conselho Municipal de Cultura, a UNEB Campus XI, a CDL, o NTE 04, Secretaria Municipal de Educação, grupos culturais e artísticos, representações estudantis, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário