Redação Portal Cleriston Silva PCS
Conforme apuração da reportagem do Portal Cleriston Silva - PCS, a fraude também abastecia um imóvel residencial, vizinho à padaria. “A estimativa é que, em 24 meses, tenham sido consumidos mais de 600 mil litros de água através do gato”, explica o gerente da Embasa em Coité, Vagner Mota. A equipe da Embasa retirou a fraude e, após o pagamento de uma multa de mais de R$ 3,7 mil pelo proprietário dos imóveis, a ligação de água foi reativada.
Somente no ano passado, foram encontradas mais de 520 fraudes no consumo de água em Conceição do Coité. Com a atuação das equipes de combate às ligações clandestinas, a Embasa conseguiu recuperar um volume de cerca de 56 milhões de litros de água. Essa água, que antes estava sendo consumida de forma irregular, agora está reforçando o abastecimento em mais de nove mil imóveis na cidade.
Furto de água é crime - De acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a prática de furto de água é considerada crime contra o patrimônio. Para este tipo de crime, a pena prevista na lei é prisão de um a quatro anos, além de multa. Ligações clandestinas de água podem ser denunciadas pela população, de maneira anônima, pelo telefone 0800 0555 195.
![]() |
A fraude é conhecida como bypass, quando é feito um desvio do fluxo de água da rede da Embasa antes dela passar pelo hidrômetro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário