Redação Portal Cleriston Silva PCS
O ex-prefeito de Itaquara, Vale do Jiquiriça, a 286 km de Serrinha, Astor Moura Araújo, foi condenado pela Justiça Federal por fraude de licitações e pagamentos irregulares em obras executadas com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O político terá de devolver R$1.720.692,15 ao poder público, com correção monetária. De acordo com a ação, Araújo cometeu irregularidades em 2002, quando a Funasa repassou cerca de dois milhões de reais para ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município.
O ex-prefeito pagou R$1.715.412,15 à construtora WG Construções e Incorporações Ltda, contratada para executar a obra, mesmo que apenas 30% do serviço tivesse sido feito.
Ainda de acordo com a Funasa, a ampliação do sistema foi feita “de forma imprestável, pois o esgoto continua sendo lançado, sem tratamento, no Rio da Casca”. Durante o mesmo processo, Araújo cometeu ato ímprobo, ao não publicar, o edital referente à licitação no jornal.
5 de jul. de 2016
Cai número de municípios com decretos de situação de emergência na Bahia
Redação Portal Cleriston Silva PCS
Noventa e dois municípios deixaram a situação de emergência relacionada à estiagem na Bahia. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 17 municípios tiveram o Decreto Nº 16.527, que decretava 180 dias de estado de vigência, renovado.
A ordem assinada pelo governador Rui Costa no último dia seis de janeiro venceu nesta terça-feira (5) e contemplava 109 municípios originalmente. A Sudec está trabalhando em um relatório sobre os danos e prejuízos causados e orienta prefeitos e técnicos das coordenadorias municipais de Defesa Civis sobre como decretar situação de emergência.
Somente os municípios com decretos reconhecidos pela União e ou homologados pelo Estado, podem ter acesso aos recursos emergenciais federais ou estaduais, como o recebimento da bolsa estiagem ou garantia safra, perfuração e recuperação de poços, construção de cisternas e inclusão na Operação Carro-Pipa, entre outras ações.
Noventa e dois municípios deixaram a situação de emergência relacionada à estiagem na Bahia. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 17 municípios tiveram o Decreto Nº 16.527, que decretava 180 dias de estado de vigência, renovado.
A ordem assinada pelo governador Rui Costa no último dia seis de janeiro venceu nesta terça-feira (5) e contemplava 109 municípios originalmente. A Sudec está trabalhando em um relatório sobre os danos e prejuízos causados e orienta prefeitos e técnicos das coordenadorias municipais de Defesa Civis sobre como decretar situação de emergência.
Somente os municípios com decretos reconhecidos pela União e ou homologados pelo Estado, podem ter acesso aos recursos emergenciais federais ou estaduais, como o recebimento da bolsa estiagem ou garantia safra, perfuração e recuperação de poços, construção de cisternas e inclusão na Operação Carro-Pipa, entre outras ações.
Motociclista e cavalo morrem depois de colisão entre Catu e Alagoinhas
Redação Portal Cleriston Silva PCS
Um motociclista morreu depois de colidir com um cavalo na BR-110, trecho que liga os municípios de Catu e Alagoinhas, a cerca de 120 quilômetros de Serrinha, na segunda-feira (4). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem atropelou o animal que estava atravessando a pista. Os dois morreram no local do acidente.
Ainda de acordo com a PRF, a situação não chegou a atrapalhar o trânsito da região. Até a manhã desta terça-feira (5), as causas do acidente ainda não haviam sido esclarecidas pela Polícia. O corpo da vítima foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Alagoinhas.
Um motociclista morreu depois de colidir com um cavalo na BR-110, trecho que liga os municípios de Catu e Alagoinhas, a cerca de 120 quilômetros de Serrinha, na segunda-feira (4). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem atropelou o animal que estava atravessando a pista. Os dois morreram no local do acidente.
Ainda de acordo com a PRF, a situação não chegou a atrapalhar o trânsito da região. Até a manhã desta terça-feira (5), as causas do acidente ainda não haviam sido esclarecidas pela Polícia. O corpo da vítima foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Alagoinhas.
Agência dos Correios de Castro Alves é arrombada
Redação Portal Cleriston Silva PCS
Uma agência dos Correios de Castro Alves, no Recôncavo baiano, foi arrombada na madrugada desta segunda-feira (4). A ação ocorreu por volta das 3h.
Segundo informações da Delegacia Territorial, ainda não há informações sobre montante levado. A polícia também informou que não há informações sobre o número de criminosos que participaram da ação.
A suspeita é que eles não residem no município. A agência fica na área central da cidade.
Uma agência dos Correios de Castro Alves, no Recôncavo baiano, foi arrombada na madrugada desta segunda-feira (4). A ação ocorreu por volta das 3h.
Segundo informações da Delegacia Territorial, ainda não há informações sobre montante levado. A polícia também informou que não há informações sobre o número de criminosos que participaram da ação.
A suspeita é que eles não residem no município. A agência fica na área central da cidade.
Cientistas desenvolvem composto de maconha para tratamento de mal de Alzheimer
Redação Portal Cleriston Silva PCS
Uma pesquisa desenvolvida por profissionais do Salk Institute, nos Estados Unidos, descobriu evidências preliminares de que o tetraidrocanabinol (THC) e outros compostos encontrados na cannabis têm potencial para contribuir no tratamento do mal de Alzheimer. As substâncias removeriam a beta-amiloide, proteína que forma as "placas" no cérebro responsáveis pela doença.
"Apesar de outros estudos oferecerem evidências de que os canabinoides podem ser neuroprotetores contra os sintomas do Alzheimer, nós acreditamos que o nosso estudo é o primeiro a demonstrar que os canabinoides afetam tanto a inflamação como o acúmulo de beta-amiloide em células nervosas", afirmou David Schubert, professor do Salk Institute e coautor do estudo.
Segundo o jornal O Globo, os testes foram desenvolvidos em neurônios cultivados em laboratório. Os pesquisadores apontaram que a exposição de células nervosas ao THC reduz os níveis de beta-amiloide e eliminam a inflamação das células, o que permite a sobrevivência dos nervos. Ainda assim, Schubert enfatizou a necessidade de testes clínicos para definição de uma terapia.
Uma pesquisa desenvolvida por profissionais do Salk Institute, nos Estados Unidos, descobriu evidências preliminares de que o tetraidrocanabinol (THC) e outros compostos encontrados na cannabis têm potencial para contribuir no tratamento do mal de Alzheimer. As substâncias removeriam a beta-amiloide, proteína que forma as "placas" no cérebro responsáveis pela doença.
"Apesar de outros estudos oferecerem evidências de que os canabinoides podem ser neuroprotetores contra os sintomas do Alzheimer, nós acreditamos que o nosso estudo é o primeiro a demonstrar que os canabinoides afetam tanto a inflamação como o acúmulo de beta-amiloide em células nervosas", afirmou David Schubert, professor do Salk Institute e coautor do estudo.
Segundo o jornal O Globo, os testes foram desenvolvidos em neurônios cultivados em laboratório. Os pesquisadores apontaram que a exposição de células nervosas ao THC reduz os níveis de beta-amiloide e eliminam a inflamação das células, o que permite a sobrevivência dos nervos. Ainda assim, Schubert enfatizou a necessidade de testes clínicos para definição de uma terapia.
4 de jul. de 2016
Euclides da Cunha: Médico de hospital é agredido por parentes de paciente
Redação Portal Cleriston Silva PCS
Um médico foi agredido fisicamente por dois homens ao fazer plantão no Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães, em Euclides da Cunha, na noite do dia 27 de junho.
Segundo sites de notícias da região, os agressores chegaram ao hospital para visitar o irmão que estaria internado e, por estarem fora do horário previsto para visitas, agrediram verbalmente a enfermeira de plantão. O médico acionou a polícia após o ocorrido e foi agredido fisicamente pelos irmãos.
O médico moveu uma representação criminal contra os agressores, que compareceram na 1ª DT/Euclides da Cunha. Já que não houve prisão em flagrante, os irmãos foram liberados após terem sidos inquiridos e vão responder em liberdade até o julgamento na Justiça.
Segundo o laudo pericial, o médico teve escoriações e lesões nas orelhas, virilha e região lombar provocados por objeto perfuro-cortante.
O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindmed-BA) encaminhou ofícios para o Hospital Português, que cuida da gestão do hospital, para a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a Prefeitura de Euclides da Cunha e o Comando da Polícia Militar da região, solicitando segurança armada no local.
Um médico foi agredido fisicamente por dois homens ao fazer plantão no Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães, em Euclides da Cunha, na noite do dia 27 de junho.
Segundo sites de notícias da região, os agressores chegaram ao hospital para visitar o irmão que estaria internado e, por estarem fora do horário previsto para visitas, agrediram verbalmente a enfermeira de plantão. O médico acionou a polícia após o ocorrido e foi agredido fisicamente pelos irmãos.
O médico moveu uma representação criminal contra os agressores, que compareceram na 1ª DT/Euclides da Cunha. Já que não houve prisão em flagrante, os irmãos foram liberados após terem sidos inquiridos e vão responder em liberdade até o julgamento na Justiça.
Segundo o laudo pericial, o médico teve escoriações e lesões nas orelhas, virilha e região lombar provocados por objeto perfuro-cortante.
O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindmed-BA) encaminhou ofícios para o Hospital Português, que cuida da gestão do hospital, para a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a Prefeitura de Euclides da Cunha e o Comando da Polícia Militar da região, solicitando segurança armada no local.
Odontomóvel atende população de Capim Grosso, Itambé, Itapicuru e Valente
Redação Portal Cleriston Silva PCS
A população dos municípios de Capim Grosso, Itambé, Itapicuru e Valente será atendida, a partir desta segunda-feira (4), pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Odontomóvel. O serviço de odontologia será oferecido em quatro carretas equipadas com consultórios, nas quais serão ofertados serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros.
De acordo com Ivonildo Dourado, diretor de Programas Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em 2015 o programa já atendeu a mais de 50 mil pessoas. "Esta ação da Secretaria da Saúde do Estado tem por objetivo atender a uma parcela da população que não tem acesso a esse tipo de atendimento em odontologia", afirmou.
As unidades móveis estarão nos seguintes endereços: em Capim Grosso, na Praça 9 de maio, na Rua José Amâncio Araújo (Praça da Prefeitura); em Itambé, na Praça Osório Ferraz, centro da cidade; em Itapicuru, na Praça da Bandeira; e em Valente, na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. O atendimento prossegue até o próximo sábado (9).
A população dos municípios de Capim Grosso, Itambé, Itapicuru e Valente será atendida, a partir desta segunda-feira (4), pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Odontomóvel. O serviço de odontologia será oferecido em quatro carretas equipadas com consultórios, nas quais serão ofertados serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros.
De acordo com Ivonildo Dourado, diretor de Programas Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em 2015 o programa já atendeu a mais de 50 mil pessoas. "Esta ação da Secretaria da Saúde do Estado tem por objetivo atender a uma parcela da população que não tem acesso a esse tipo de atendimento em odontologia", afirmou.
As unidades móveis estarão nos seguintes endereços: em Capim Grosso, na Praça 9 de maio, na Rua José Amâncio Araújo (Praça da Prefeitura); em Itambé, na Praça Osório Ferraz, centro da cidade; em Itapicuru, na Praça da Bandeira; e em Valente, na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. O atendimento prossegue até o próximo sábado (9).
Homem sobrevive após ser prensado por cabine de carreta em batida na BA
Redação Portal Cleriston Silva PCS
Um homem sobreviveu após ser prensado pela cabine da carreta que conduzia na BR-242, em Barreiras, oeste da Bahia, nesta segunda-feira (4). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a situação aconteceu após a carreta que o rapaz dirigia bater no fundo de outro veículo do mesmo porte e modelo, no trecho conhecido como Serra do Saco. O caso aconteceu por volta das 13h.
Segundo a PRF, a cabine da carreta onde a vítima estava ficou destruída. O condutor ficou preso às ferragens e foi retirado pelos bombeiros. Conforme a PRF, ele teve lesões leves e foi levado consciente, por uma equipe do Samu, para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Ele estava sozinho no veículo no momento da batida.
O condutor da outra carreta envolvida no acidente não teve ferimentos. Ele foi liberado após registro da situação pela PRF.
Por conta do acidente, um trecho da BR-242 precisou ser interditada por cerca de 2h30. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a pista foi bloqueada nos dois sentidos da rodovia, o que provocou cerca de 3 km de congestionamento. Os veículos envolvidos no acidente foram retirados da via e a pista liberada por volta das 15h. (Fonte: G1/Bahia)
Um homem sobreviveu após ser prensado pela cabine da carreta que conduzia na BR-242, em Barreiras, oeste da Bahia, nesta segunda-feira (4). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a situação aconteceu após a carreta que o rapaz dirigia bater no fundo de outro veículo do mesmo porte e modelo, no trecho conhecido como Serra do Saco. O caso aconteceu por volta das 13h.
Segundo a PRF, a cabine da carreta onde a vítima estava ficou destruída. O condutor ficou preso às ferragens e foi retirado pelos bombeiros. Conforme a PRF, ele teve lesões leves e foi levado consciente, por uma equipe do Samu, para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Ele estava sozinho no veículo no momento da batida.
O condutor da outra carreta envolvida no acidente não teve ferimentos. Ele foi liberado após registro da situação pela PRF.
Por conta do acidente, um trecho da BR-242 precisou ser interditada por cerca de 2h30. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a pista foi bloqueada nos dois sentidos da rodovia, o que provocou cerca de 3 km de congestionamento. Os veículos envolvidos no acidente foram retirados da via e a pista liberada por volta das 15h. (Fonte: G1/Bahia)
![]() |
| Homem é prensado por cabine após batida na BR-242 |
![]() |
| Acidente aconteceu no trecho conhecido como Serra do Saco |
![]() |
| Condutor da carreta teve ferimentos leves e foi levado para um hospital pelo Samu |
![]() |
| Bombeiros e Samu ajudaram no resgate da vítima |
![]() |
| Homem ficou preso em cabine após bater carreta em outra |
![]() |
| Socorristas do Samu auxiliam no resgate do condutor que foi prensado pela cabine da carreta |
![]() |
| Condutor da carreta teve lesões leves e foi levado para o Hospital do Oeste |
![]() |
| Cabine da carreta ficou destruída |
![]() |
| Carreta atingida pela outra na BR-242 |
Escolas suspendem aula após professora ser assassinada em Riachão do Jacuípe
Redação Portal cleriston Silva PCS
As aulas em todas as escolas da rede estadual de ensino foram suspensas no município de Riachão do Jacuípe em luto pela morte da professora de inglês Ienata Pedreira Rios, 35 anos. Ela foi assassinada com 20 facadas na tarde deste domingo (3) na casa onde morava.
Segundo a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o sepultamento será na tarde desta segunda-feira (4), no município de Pé de Serra, onde moram os familiares da professora. O corpo de Ienata ainda está no Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana.
Ienata atuava Centro Territorial de Educação Profissional Bacia do Jacuípe II - João Campos. Em nota, o Núcleo Regional de Educação de Ipirá (NRE 15) e a comunidade escolar lamentam a morte da professora. A educadora deixa um filho adolescente.
O crime - Ienata foi encontrada morta dentro de casa. O crime aconteceu por volta das 13h30, no Loteamento São José, em uma localidade conhecida como 'Troca Tapa'. Ienata morava sozinha e foi morta a facadas.
"Há suspeita de que ela tenha sido violentada antes de ser morta, mas só uma perícia que poderá confirmar se houve violência sexual", disse o delegado Sérgio Vasconcelos, titular da Delegacia de Polícia Civil da região. Ainda de acordo com a Polícia Civil, a suspeita é de que o crime tenha sido passional.
O corpo da professora foi encontrado após uma vizinha ver a porta da casa dela aberta e entrar em contato com a Polícia Militar. "Não houve arrombamento, então a princípio está descartada a hipótese de roubo", disse o delegado.
"Ao chegarmos lá, encontramos a vítima caído no corredor, de bruços, com uma faca cravada no pescoço", revelou o investigador. Ienata foi golpeada em várias partes do corpo, mais de 20 vezes. Inicialmente, a polícia suspeitou que a professora tivesse sido vítima de violência sexual.
A ideia ainda não foi totalmente descartada. "Ela estava de vestido, que subiu e foi parar na altura da cintura, e sem roupa íntima. Não havia indícios óbvios de que ela foi estuprada, mas só a perícia pode dizer se houve abuso sexual", garantiu o delegado Vasconcelos.
![]() |
| Corpo da professora será enterrado hoje |
Segundo a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o sepultamento será na tarde desta segunda-feira (4), no município de Pé de Serra, onde moram os familiares da professora. O corpo de Ienata ainda está no Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana.
Ienata atuava Centro Territorial de Educação Profissional Bacia do Jacuípe II - João Campos. Em nota, o Núcleo Regional de Educação de Ipirá (NRE 15) e a comunidade escolar lamentam a morte da professora. A educadora deixa um filho adolescente.
O crime - Ienata foi encontrada morta dentro de casa. O crime aconteceu por volta das 13h30, no Loteamento São José, em uma localidade conhecida como 'Troca Tapa'. Ienata morava sozinha e foi morta a facadas.
"Há suspeita de que ela tenha sido violentada antes de ser morta, mas só uma perícia que poderá confirmar se houve violência sexual", disse o delegado Sérgio Vasconcelos, titular da Delegacia de Polícia Civil da região. Ainda de acordo com a Polícia Civil, a suspeita é de que o crime tenha sido passional.
O corpo da professora foi encontrado após uma vizinha ver a porta da casa dela aberta e entrar em contato com a Polícia Militar. "Não houve arrombamento, então a princípio está descartada a hipótese de roubo", disse o delegado.
"Ao chegarmos lá, encontramos a vítima caído no corredor, de bruços, com uma faca cravada no pescoço", revelou o investigador. Ienata foi golpeada em várias partes do corpo, mais de 20 vezes. Inicialmente, a polícia suspeitou que a professora tivesse sido vítima de violência sexual.
A ideia ainda não foi totalmente descartada. "Ela estava de vestido, que subiu e foi parar na altura da cintura, e sem roupa íntima. Não havia indícios óbvios de que ela foi estuprada, mas só a perícia pode dizer se houve abuso sexual", garantiu o delegado Vasconcelos.
Carro com placas de Conceição do Jacuípe se envolve em acidente na BR-324 e motorista morre carbonizado
Redação Portal Cleriston Silva PCS
O motorista de uma Saveiro preta, placa OUN-Conceição do Jacuípe, morreu carbonizado em um acidente na madrugada desta segunda-feira (4) na BR-324, em Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 4h30, no KM 611 da rodovia, sentido Salvador, na região do bairro de Valéria.
Ainda de acordo com a PRF, uma carreta Scania branca, modelo T112HW, placa MUA-0238, de Capela do Alto Alegre, saía de um posto de gasolina, quando o motorista da Saveiro, que dirigia sentido Salvador, bateu no fundo do veículo, nas proximidades do Rei da Pamonha.
Sem perceber que a Saveiro tinha ficado presa no fundo do veículo, o motorista da carreta arrastou o carro por cerca de 150 metros. As fagulhas provocadas pelo atrito com o asfalto fizeram com que a Saveiro pegasse fogo. O motorista, que ficou preso às ferragens, acabou morrendo carbonizado.
O fundo da carreta também foi atingido pelas chamas e parte da carga de cimento ficou danificada. A Saveiro levava uma carga que alface, que foi parcialmente atingida pelo fogo.
Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local para apagar as chamas. Uma equipe de Polícia Técnica também foi acionada para fazer perícia no local do acidente e resgatar o corpo. A vítima ainda não foi identificada, já que não foram encontrados documentos no veículo.
Por conta do acidente, uma faixa precisou ser interditada. De acordo com a concessionária Via Bahia, que administra a rodovia, o congestionamento chega a três quilômetros.
O motorista de uma Saveiro preta, placa OUN-Conceição do Jacuípe, morreu carbonizado em um acidente na madrugada desta segunda-feira (4) na BR-324, em Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 4h30, no KM 611 da rodovia, sentido Salvador, na região do bairro de Valéria.
Ainda de acordo com a PRF, uma carreta Scania branca, modelo T112HW, placa MUA-0238, de Capela do Alto Alegre, saía de um posto de gasolina, quando o motorista da Saveiro, que dirigia sentido Salvador, bateu no fundo do veículo, nas proximidades do Rei da Pamonha.
Sem perceber que a Saveiro tinha ficado presa no fundo do veículo, o motorista da carreta arrastou o carro por cerca de 150 metros. As fagulhas provocadas pelo atrito com o asfalto fizeram com que a Saveiro pegasse fogo. O motorista, que ficou preso às ferragens, acabou morrendo carbonizado.
O fundo da carreta também foi atingido pelas chamas e parte da carga de cimento ficou danificada. A Saveiro levava uma carga que alface, que foi parcialmente atingida pelo fogo.
Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local para apagar as chamas. Uma equipe de Polícia Técnica também foi acionada para fazer perícia no local do acidente e resgatar o corpo. A vítima ainda não foi identificada, já que não foram encontrados documentos no veículo.
Por conta do acidente, uma faixa precisou ser interditada. De acordo com a concessionária Via Bahia, que administra a rodovia, o congestionamento chega a três quilômetros.
![]() |
| Por conta do acidente, uma faixa precisou ser interditada. O congestionamento chegou a três quilômetros |
3 de jul. de 2016
Professora de inglês é morta a facadas dentro de casa em Riachão do Jacuípe
Redação Portal Cleriston Silva PCS
Uma professora de inglês foi encontrada morta dentro de casa em Riachão do Jacuípe, na microrregião de Serrinha, na tarde deste domingo (3). A vítima, identificada como Ienata Pedreira Rios, 35 anos, trabalhava como professora de inglês na cidade, informou o delegado Sérgio Vasconcelos, titular da Delegacia de Polícia Civil da região.
O crime aconteceu por volta das 13h30, no Loteamento São José, em uma localidade conhecida como 'Troca Tapa'. Ienata morava sozinha e foi morta a facadas. O corpo dela foi encontrado nu. "Há suspeita de que ela tenha sido violentada antes de ser morta, mas só uma perícia que poderá confirmar se houve violência sexual", disse Vasconcelos.
O local do crime está isolado pela Polícia Militar, e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) está no local realizando uma perícia. No Facebook pessoal da vítima consta que Ienata era formada em Letras pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb), e estava noiva. Ela deixa um filho.
Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. Os moradores de Riachão do Jacuípe estão chocados com o caso - a professora era muito querida na região. "O mais impressionante é que o portão da casa dela estava aberto, nada foi roubado, não tem marcas de arrombamento. Parece que quem matou era íntimo dela, porque esteve dentro da casa enquanto ela estava de toalha", comentou a jornalista Alana Adriele, moradora de Riachão e repórter do site A Hora da Verdade.
Diversos alunos de Ienata já fizeram homenagens à professora no Facebook. "Ainda não acredito que é verdade, por que você se foi? Uma pessoa maravilhosa, amiga, legal, companheira, dedicada... Uma professora maravilhosa, só quem já foi ou é aluno dela que sabe", escreveu uma aluna.
"Hoje o céu ganhou mais uma estrela para brilhar e olhar por todos nós", disse uma ex-aluna. "Muito triste, não esqueço do carinho que todos da sala tinham por uma ela. Uma pessoa acolhedora, carinhosa, lembro dos abraços, dos conselhos. Que Deus conforte o coração de todos que estão sofrendo por essa triste perda, espero que Deus encontre os verdadeiros culpados e que seja feita a justiça", lamentou outro.
Uma professora de inglês foi encontrada morta dentro de casa em Riachão do Jacuípe, na microrregião de Serrinha, na tarde deste domingo (3). A vítima, identificada como Ienata Pedreira Rios, 35 anos, trabalhava como professora de inglês na cidade, informou o delegado Sérgio Vasconcelos, titular da Delegacia de Polícia Civil da região.
O crime aconteceu por volta das 13h30, no Loteamento São José, em uma localidade conhecida como 'Troca Tapa'. Ienata morava sozinha e foi morta a facadas. O corpo dela foi encontrado nu. "Há suspeita de que ela tenha sido violentada antes de ser morta, mas só uma perícia que poderá confirmar se houve violência sexual", disse Vasconcelos.
O local do crime está isolado pela Polícia Militar, e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) está no local realizando uma perícia. No Facebook pessoal da vítima consta que Ienata era formada em Letras pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb), e estava noiva. Ela deixa um filho.
Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. Os moradores de Riachão do Jacuípe estão chocados com o caso - a professora era muito querida na região. "O mais impressionante é que o portão da casa dela estava aberto, nada foi roubado, não tem marcas de arrombamento. Parece que quem matou era íntimo dela, porque esteve dentro da casa enquanto ela estava de toalha", comentou a jornalista Alana Adriele, moradora de Riachão e repórter do site A Hora da Verdade.
Diversos alunos de Ienata já fizeram homenagens à professora no Facebook. "Ainda não acredito que é verdade, por que você se foi? Uma pessoa maravilhosa, amiga, legal, companheira, dedicada... Uma professora maravilhosa, só quem já foi ou é aluno dela que sabe", escreveu uma aluna.
"Hoje o céu ganhou mais uma estrela para brilhar e olhar por todos nós", disse uma ex-aluna. "Muito triste, não esqueço do carinho que todos da sala tinham por uma ela. Uma pessoa acolhedora, carinhosa, lembro dos abraços, dos conselhos. Que Deus conforte o coração de todos que estão sofrendo por essa triste perda, espero que Deus encontre os verdadeiros culpados e que seja feita a justiça", lamentou outro.
![]() |
| Ienata morava sozinha e foi morta a facadas |
![]() |
| Residência não tinha sinais de arrombamento; vizinha acionou polícia |
Prefeito de Ipirá morre aos 61 anos vítima de câncer
Redação Portal Cleriston Silva PCS
O prefeito licenciado de Ipirá, na Bacia do Jacuípe, Ademildo Almeida (PT) faleceu neste domingo (3). Almeida lutava contra um tumor maligno no estômago e veio a óbito na tarde deste domingo no Hospital São Rafael, em Salvador.
Alçado ao comando do executivo da cidade, em fevereiro de 2013, após desistência da então gestora Ana Verena (PR), Ademildo teve de se afastar pela primeira vez da prefeitura para iniciar um tratamento de saúde, em abril de 2015, quando detectou a neoplasia no estômago.
Depois de retornar às atividades em fevereiro de 2016, Ademildo Almeida precisou se retirar para continuar o tratamento dois meses depois, em abril. Além de prefeito, Ademildo foi vereador por vários mandatos, sendo destacado pela combatividade a problemas crônicos do município. O gestor também era médico e completaria 62 anos em agosto.
O corpo de Ademildo será velado na Câmara de Vereadores, de Ipirá, a partir das 9h da manhã, desta segunda-feira (4), com sepultamento marcado para a parte da tarde do mesmo dia.
O prefeito licenciado de Ipirá, na Bacia do Jacuípe, Ademildo Almeida (PT) faleceu neste domingo (3). Almeida lutava contra um tumor maligno no estômago e veio a óbito na tarde deste domingo no Hospital São Rafael, em Salvador.
Alçado ao comando do executivo da cidade, em fevereiro de 2013, após desistência da então gestora Ana Verena (PR), Ademildo teve de se afastar pela primeira vez da prefeitura para iniciar um tratamento de saúde, em abril de 2015, quando detectou a neoplasia no estômago.
Depois de retornar às atividades em fevereiro de 2016, Ademildo Almeida precisou se retirar para continuar o tratamento dois meses depois, em abril. Além de prefeito, Ademildo foi vereador por vários mandatos, sendo destacado pela combatividade a problemas crônicos do município. O gestor também era médico e completaria 62 anos em agosto.
O corpo de Ademildo será velado na Câmara de Vereadores, de Ipirá, a partir das 9h da manhã, desta segunda-feira (4), com sepultamento marcado para a parte da tarde do mesmo dia.
Santaluz: Mulher é presa ao esfaquear outra em mesa de bar
Redação Portal Cleriston Silva PCS
Uma discussão entre duas mulheres em um bar acabou com uma delas esfaqueada e a outra presa. De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu na noite de sexta-feira (1º) na cidade de Santaluz, a cerca de 90 km de Serrinha. As informações e foto são do site Notícias de Santaluz.
O dono do bar onde tudo aconteceu informou à polícia que Rosilda Marques dos Santos, de 35 anos, e Margheite Nadiane Miranda Campos, 41 anos, estavam em uma mesa de bar e começaram a discutir. Na briga, Rosilda desferiu golpes de faca nas costas de Margheite. A vítima precisou ser encaminhada ao Hospital de Santaluz para receber atendimento de urgência, já que os ferimentos foram profundos.
Segundo a polícia, ao tomar conhecimento da situação, uma equipe foi ao hospital para saber da vítima informações sobre a autora do crime. De lá, agentes seguiram para o bar e encontraram Rosilda no local. Ao ser questionada, a mulher alegou que agiu em legítima defesa. Ela foi encaminhada ao plantão central da Polícia Civil, juntamente com o dono do bar, que prestou depoimento como testemunha e em seguida foi liberado.
Uma discussão entre duas mulheres em um bar acabou com uma delas esfaqueada e a outra presa. De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu na noite de sexta-feira (1º) na cidade de Santaluz, a cerca de 90 km de Serrinha. As informações e foto são do site Notícias de Santaluz.
O dono do bar onde tudo aconteceu informou à polícia que Rosilda Marques dos Santos, de 35 anos, e Margheite Nadiane Miranda Campos, 41 anos, estavam em uma mesa de bar e começaram a discutir. Na briga, Rosilda desferiu golpes de faca nas costas de Margheite. A vítima precisou ser encaminhada ao Hospital de Santaluz para receber atendimento de urgência, já que os ferimentos foram profundos.
Segundo a polícia, ao tomar conhecimento da situação, uma equipe foi ao hospital para saber da vítima informações sobre a autora do crime. De lá, agentes seguiram para o bar e encontraram Rosilda no local. Ao ser questionada, a mulher alegou que agiu em legítima defesa. Ela foi encaminhada ao plantão central da Polícia Civil, juntamente com o dono do bar, que prestou depoimento como testemunha e em seguida foi liberado.
Polícia prende dono de residência onde aconteceu triplo homicídio em Morro do Chapéu
Redação Portal Cleriston Silva PCS
A investigação espera elucidar o triplo homicídio da última quinta-feira (30) em Morro do Chapéu após a prisão do dono da residência onde o crime aconteceu, Cleisom de Souza Rodrigues, de 18 anos.
De acordo com o Morro Notícias, Cleisom seria um dos alvos dos assassinos, porém não estava em casa no momento em que homens armados invadiram a residência e efetuaram os disparos que mataram dois homens e uma mulher ainda não identificados.
Com o jovem foram apreendidas uma espingarda calibre 22 de fabricação caseira e 20 g de maconha. Segundo informações iniciais, o crime está relacionado com o tráfico de drogas.
A investigação espera elucidar o triplo homicídio da última quinta-feira (30) em Morro do Chapéu após a prisão do dono da residência onde o crime aconteceu, Cleisom de Souza Rodrigues, de 18 anos.
De acordo com o Morro Notícias, Cleisom seria um dos alvos dos assassinos, porém não estava em casa no momento em que homens armados invadiram a residência e efetuaram os disparos que mataram dois homens e uma mulher ainda não identificados.
Com o jovem foram apreendidas uma espingarda calibre 22 de fabricação caseira e 20 g de maconha. Segundo informações iniciais, o crime está relacionado com o tráfico de drogas.
Acidente entre carro de passeio e motocicleta deixa um ferido em Conceição do Coité
Redação Portal Cleriston Silva PCS
Na noite da última sexta-feira (1º), foi registrado pela PRE (Polícia Rodoviária Estadual), um acidente grave envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta. O acidente ocorreu por volta das 20h30 na BA-120, em Conceição do Coité.
O condutor da motocicleta, identificado como Marlon Costa da Silva, 23 anos, foi levado ao Hospital Regional de Conceição do Coité em estado grave. Já o condutor do carro sofreu pequenas escoriações. A Polícia Rodoviária Estadual está investigando as causas do acidente.
Na noite da última sexta-feira (1º), foi registrado pela PRE (Polícia Rodoviária Estadual), um acidente grave envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta. O acidente ocorreu por volta das 20h30 na BA-120, em Conceição do Coité.
O condutor da motocicleta, identificado como Marlon Costa da Silva, 23 anos, foi levado ao Hospital Regional de Conceição do Coité em estado grave. Já o condutor do carro sofreu pequenas escoriações. A Polícia Rodoviária Estadual está investigando as causas do acidente.
Assinar:
Postagens (Atom)

























