NOVA PÁGINA WEB

NOVA PÁGINA WEB
cleristonsilva.com

18 de set. de 2015

Prefeito Adriano Araújo autoriza início de obras em Teofilândia

Redação Portal Cleriston Silva PCS



O prefeito de Teofilândia Adriano Araújo (PT) assinou, na manhã da última terça-feira, 15, as ordens de serviço para construção da praça do bairro Cidade Nova, assim como da instalação da cobertura da quadra de esportes do Centro Educacional Rafael Lopes de Araújo (CERLA) e da construção da quadra poliesportiva do bairro das Algarobas.

O primeiro projeto do pacote assinado pelo prefeito prevê a construção de uma área comum de convivência, iluminação, paisagismo, bancos e cestas de lixo ao custo de R$ 115 mil.

Segundo Adriano, a obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores da Cidade Nova e, mesmo enfrentando dificuldades financeiras, a administração não tem medido esforços para continuar melhorando a qualidade de vida dos moradores da área urbana e das comunidades rurais de Teofilândia. "Saber que essas obras deixam todos os moradores felizes, me deixa mais feliz ainda. Essa é mais uma ação que visa uma Teofilândia melhor e que deveremos zelar e cuidar com muito carinho", advertiu.

Outra obra autorizada foi a construção da quadra poliesportiva do bairro das Algarobas. Implantado em um terreno de 500 m², o empreendimento contará com piso de alta resistência, iluminação e alambrados. O canteiro de obras já está sendo preparado e o investimento previsto é de R$ 117 mil.



Bartolomeu Carneiro, uma das lideranças do bairro, comemorou o início das obras e declarou que trata-se da realização de um sonho antigo da comunidade. "Nós moradores, esperamos há 25 anos por essa praça, é um grande sonho. Agradecemos muito ao prefeito Adriano e a toda sua equipe", falou.

Para garantir estrutura mais adequada aos alunos durante aulas de educação física e outras atividades, o prefeito também autorizou o início das obras de instalação da cobertura metálica da quadra de esportes do CERLA. A nova cobertura beneficiará os cerca de 1.500 estudantes do ensino médio, além da comunidade local. A investimento soma mais de R$ 180 mil.

"Já passamos por grandes dificuldades por não ter essa quadra coberta, mas hoje, graças ao prefeito Adriano, estamos realizando o sonho de muitos alunos. Vamos poder fazer eventos em período chuvoso, por exemplo, entre outras tantas vantagens. É uma alegria muito grande", comemorou Ana Carla Oliveira, gestora da unidade.

Também participaram da assinatura o secretário de Educação e Cultura, José Luciano, o secretário de Agricultura, Sergio Meireles, a secretária de Saúde, Núbia Leite, e o vereador Isaías de Oliveira (PT), entre outras autoridades.

Quadra poliesportiva será construída no bairro das Algarobas

Local onde será construída a praça da Cidade Nova

Polícia faz reintegração de posse em conjunto habitacional de Barrocas

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A Polícia Militar cumpriu na manhã desta quinta-feira (17) a reintegração de posse em um conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida na cidade de Barrocas.

As 40 casas, que estavam inacabadas, foram invadidas no mês de março. O prazo para as famílias saírem voluntariamente do local terminava às 11 horas.

Mais de 20 policiais participaram da operação, que começou às 7 horas da manhã e seguiu tranquila. Muitas famílias retiraram os móveis do local.

A polícia permaneceu até o fim da reintegração. Uma assistente social, uma psicóloga, agentes da Guarda Municipal e representantes do Conselho Tutelar e do Ministério Publico também acompanharam a ação.

As famílias removidas foram para a casa de parentes ou conhecidos e quem não tinha para onde ir foi levado provisoriamente pela prefeitura para um galpão da cidade.

De acordo com a prefeitura, os invasores foram cadastrados em programas sociais e estão na lista de espera do programa habitacional. A Secretaria de Assistência Social de Barrocas disse que fará um levantamento dos moradores que foram retirados do conjunto habitacional.

As famílias que já receberam as chaves vão morar nas casas quando elas forem concluídas, sem que um novo sorteio seja realizado. Após a desocupação, a prefeitura lacrou todas casas.

Engenheiros da empresa responsável pelas obras fizeram o levantamento do que foi danificado e furtado com a invasão para determinar o valor do estrago e assim encerrar o projeto que será retomado nas próximas 48 horas.

Mais de 20 policiais participaram da operação de reintegração de posse
Foto: Araketu/PCS

17 de set. de 2015

Extintor de incêndio em carro deixará de ser obrigatório

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião nesta quinta-feira (17) que o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas, será opcional, ou seja, a falta do equipamento não mais será considerada infração nem resultará em multa.

A entidade justifica que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio e, além disso, o despreparo para o uso do extintor poderia causar mais perigo para os motoristas.

O fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, diz o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Desde 1970, rodar com veículos sem o equipamento ou com ele vencido ou inadequado é considerado infração grave, com multa de R$ 127,69 e mais 5 pontos na carteira de motorista. O Brasil é um dos poucos países que obrigava automóveis a ter o extintor. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias não existe a obrigatoriedade.

O equipamento continuará sendo exigido no país apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

Muita gente trocou o extintor - A medida foi anunciada pouco antes de começar a valer a obrigatoriedade dos extintores do tipo ABC, prevista para 1º de outubro. Quem não fizesse a substituição poderia ser multado.

O Contran havia decidido pelo uso desse tipo de equipamento porque ele combate o fogo em mais tipos de materiais do que o do tipo BC, que equipava carros até alguns anos atrás.

A exigência da troca começou a valer em 1º janeiro deste ano e provocou correria às lojas no fim do ano passado, resultando em falta do produto e denúncias de preços exorbitantes e de venda de equipamentos vencidos "maquiados" como novos.

Com isso, ela foi adiada para abril, para que as fabricantes conseguissem aumentar a produção e atender à demanda, Mas o extintor continuou em falta em diversas cidades e houve novos adiamentos.

Depois da terceira e última prorrogação do prazo, para outubro, o Contran realizou reuniões e ouviu dos fabricantes que era necessário um tempo maior, de cerca de 3 a 4 anos, para atender à demanda. Porém, segundo o presidente do conselho, essa justificativa já estava sendo dada pelas indústrias há 11 anos. E foi decidido o fim da obrigatoriedade para carros.

A decisão repercutiu nas redes sociais e é comparada à do kit de primeiros socorros, que passou a ser obrigatórios nos carros em 1998 e, no ano seguinte, a exigência foi derrubada.

Pedreiro morre após receber descarga elétrica e cair de andaime em Barrocas

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Um homem morreu após receber uma descarga elétrica enquanto trabalhava na construção de uma residência na Avenida Vespasiano Santos, em Barrocas, na tarde desta quinta-feira (17). De acordo com a Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 15h30.

A vítima, o pedreiro identificado como Antônio Bispo dos Santos, de 49 anos, que morava no povoado de Nova Brasília, estava rebocando uma parede em cima de um andaime quando encostou um equipamento usado no trabalho (sarrafo) em um fio de alta tensão e foi arremessado de uma altura de cerca de 5 metros.

“Tonho de Cavoeiro”, como era conhecido o pedreiro, não resistiu aos ferimentos provocados pela queda e morreu ainda no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para fazer a remoção do corpo. Antônio era casado e tinha dois filhos.

Pedreiro recebeu a descarga elétrica e caiu após encostar o sarrafo em um fio de alta tensão

Homens armados tentam roubar carga de R$ 680 mil em Rio Real

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Quatro homens armados tentaram assaltar um caminhão nesta quarta-feira (16), na BR-101. De acordo com a polícia, o veículo foi abordado quando estava no km 14, próximo ao município de Rio Real, a 158 km de Serrinha. O veículo transportava uma carga avaliada em R$ 680 mil.

O caminhão Scannia, baú e de grande porte, da transportadora Mann chegou a ser parado pelos bandidos. Entretanto, investigadores da delegacia de Rio Real receberam uma denúncia que alertava para a tentativa de assalto e uma equipe foi encaminhada ao local para confirmar a situação. Chegando lá, os policiais flagraram o momento da abordagem.

Ao perceberem a presença dos policiais, os assaltantes fugiram em um carro de cor prata, sem levar a mercadoria. O motorista também não sofreu nenum tipo de agressão. Não houve troca de tiros.

Após a fuga dos bandidos, o motorista do caminhão foi levado à delegacia, onde prestou depoimento. A polícia acredita que os assaltantes eram integrantes de uma quadrilha que atuava na região. O caso segue investigado pelo delegado Jobson Marques, titular da delegacia de Rio Real.

Jacobina: Prefeitura doa terreno e faculdade terá 2 anos para construir curso de medicina

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A doação do terreno para instalação de um curso de medicina em Jacobina, no Piemonte do Paraguaçu, foi oficializado pela prefeitura local nesta quarta-feira (16). O projeto enviado pelo prefeito Rui Macedo (PMDB) à Câmara de Vereadores foi aprovado por dez votos, contra cinco abstenções.

Pela iniciativa, a prefeitura doa uma área de 66 tarefas, e a Ages, responsável pelo curso, terá dois anos para construir a unidade de ensino. Caso haja justificativa, o prazo de construção pode ser prorrogado por mais dois anos. De acordo com Rui Macedo, a instalação do curso pode favorecer a criação de um polo universitário em Jacobina.

O município, segundo o gestor, vem na contramão do país com expectativas de crescimento, e citou o Renova [Parque de Energia Eólica], construção de uma unidade do Senai, inauguração de uma filial de uma varejista, além de obras que são executadas pelo município.

Riachão do Jacuípe, Capim Grosso e outras 24 cidades baianas receberão tocha olímpica

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Vinte e seis cidades baianas farão parte do roteiro de passagem da tocha olímpica, como preparativo para a Olímpiada de 2016, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo ministro dos Esportes, George Hilton, em evento realizado em Guarajuba, Litoral Norte baiano, nesta quinta-feira (17). A reunião antecede o 4º Encontro de Prefeitos, organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), que tem abertura oficial na noite desta quinta.

Na Bahia, o símbolo olímpico passará por Camamu, Capim Grosso, Eunápolis, Feira de Santana, Ibicarai, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapebi, Itapetinga, Itororó, Ituberá, Jaguarari, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Senhor do Bonfim, Sobradinho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitoria da Conquista.

Paulo Afonso: TJ mantém liminar e Município terá que remover lixão

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou um recurso da prefeitura de Paulo Afonso, no Vale do São Francisco, que pedia a anulação de uma decisão em primeira instância que obrigava o município a tomar iniciativas em relação ao aterro sanitário da cidade. Uma das determinações obriga o cercamento da área do lixão local.

Somado a disso, o Município terá que cumprir outras medidas, como o controle de acesso à área do lixão; fixação de placas de advertência no local; cadastro de catadores com a inclusão deles em programas sociais; além da remoção de casas e barracos situados na área de disposição final do lixo e elaboração de plano de coleta seletiva.

Na Bahia, apenas três cidades concluíram o Plano Municipal de Saneamento Básico – Camacã, Ibiassucê e Firmino Alves – e os municípios têm até 31 de dezembro para concluir os projetos. Na defesa, a prefeitura de Paulo Afonso alegou que a decisão do juiz de primeira instância (a favor do Ministério Público) se baseou em acontecimentos de 2005, e que já tinha cumprido "parte substancial" das determinações.

A decisão de Eserval Rocha que mantém a obrigação do município em erradicar o lixão foi publicada nesta terça-feira (15) no Diário da Justiça.

Câmara de vereadores tem energia cortada por falta de pagamento na Bahia

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A câmara de vereadores do município de Itapebi, localizado no sul da Bahia, teve a luz cortada por falta de pagamento. Por este motivo, os parlamentares realizaram a sessão à luz de velas, na noite de terça-feira (15).

Segundo os vereadores, o corte da energia elétrica foi determinado pela prefeitura da cidade. De acordo com o ofício enviado aos parlamentares, a suspensão do pagamento das contas de energia do prédio foi determinada para cortar despesas.

Um comunicado, enviado pelo secretário de administração do município, foi lido durante a sessão. Os representantes do legislativo mostraram repúdio a atitude da prefeitura.

Setaf é inaugurado em Serrinha e vai atender 58 mil famílias do Sisal

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Com a chegada do 12º Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), inaugurado nesta quarta-feira (16), no município de Serrinha, serão atendidas 58 mil famílias de agricultores do Território de Identidade do Sisal. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Os Setafs têm o objetivo de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos e são compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. Outros órgãos do governo também terão representação em alguns Serviços, a exemplo da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Bahia Pesca.

De acordo o secretário Jerônimo Rodrigues, a SDR foi criada para o interior do estado e é voltada para a agricultura familiar. “Precisávamos de uma estratégia em que estivéssemos mais próximos das nossas ações, do povo do campo. Concebemos, então, a estratégia de criar em cada um dos 27 Territórios de Identidade da Bahia um órgão que junta todas as nossas instituições, que é a CAR, Bahiater e CDA. Também teremos a aproximação de representações do Colegiado Territorial e dos consórcios. É a nossa unidade de planejamento para atuarmos com mais vigor na agricultura familiar”.

A coordenadora da Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), Elisângela Araújo, disse que o Setaf vai fazer a diferença para os movimentos sociais e para todos os agricultores familiares da Bahia. “Esse serviço é também resultado da nossa luta. É fruto de uma política de um governo, que pensa no desenvolvimento de todo o estado, do urbano ao rural. É um instrumento que vai aproximar o governo dos agricultores, onde eles precisam”.

O diretor da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb) e representante de todas as associações da região, Gerlândio Lima, recebeu com “satisfação’ a chegada do Setaf ao Território do Sisal. “É um lugar onde o homem do campo vai sentir que tem um apoio dos diversos órgãos que compõem esta secretaria”.

Semaf - Os Setafs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (Semaf), que serão implantados pelas prefeituras que tiverem interesse. Durante o evento, prefeitos dos municípios de Candeal, Cansação, Ichú, Itiúba, Nordestina, Quijingue, São Domingos, Barrocas, Teofilândia, Valente, Araci, Santa Luz, Retirolândia, Conceição do Coité e Serrinha assinaram o termo de adesão ao Semaf. A unidade objetiva promover a articulação, gestão e implementação de políticas para execução, na base municipal, atuando de forma integrada com o Setaf.

A importância da adesão das prefeituras do Território ao Semaf foi destacada pelo diretor da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (Fatres), Urbano Carvalho, que representou todas as cooperativas da região na cerimônia. “Esse é um momento muito importante para a região sisaleira. Cada município que aderir ao Semaf fortalece a relação com o agricultor e vai ter uma ‘porta’ por perto para bater, resolver suas questões e tirar dúvidas”.

Estiveram presentes na inauguração o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira, prefeitos, vereadores dos diversos municípios do Território de Identidade, agricultores familiares, membros de cooperativas e associações.

Santo Estevão: Homem usa cobra coral para ‘fazer zoada’ e acaba conduzido

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Um rapaz foi apresentado na delegacia de Santo Estevão no final da manhã desta quarta-feira (16), após usar uma cobra coral de aproximadamente 30 centímetros para “fazer zoada” no meio da rua.

De acordo com informações da Polícia Civil, Otávio da Conceição Pereira estava com a cobra no ombro e assustava as pessoas que passavam por ele.

A Polícia Militar levou o rapaz à delegacia e ele vai responder por criação de animal silvestre em cativeiro em liberdade.

Tribunal de Justiça da Bahia é o pior do país em produtividade, aponta CNJ

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ficou em último lugar na avaliação anual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) referente ao ano de 2014, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (15). Considerado de médio porte, o Judiciário da Bahia atingiu somente 52,1% da meta estipulada quanto à produtividade. Em seguida aparece o Tribunal de Justiça do Piauí.

Segundo o CNJ, o Índice de Produtividade Comparada da Justiça mede a produtividade e a eficiência dos tribunais. São usadas informações como litígios, com números de processos que ingressaram e pendentes, recursos humanos e até mesmo financeiros. Os dados do TJ-BA mostram uma tendência de queda de produtividade, avalia o CNJ. Entre os tribunais de médio porte, aponta ainda o relatório, o da Bahia é o maior.

A Justiça baiana é a sétima mais cara do Brasil. O TJ-BA tem a maior taxa de congestionamento de processos entre os tribunais brasileiros, sendo que tem a maior despesa por processo baixado. O índice de produtividade dos magistrados ficou em 957 processos - eram precisos 1.837 para que a meta fosse atingida.

O TJ-BA afirmou que os cargos foram projetados em 2007, com base no crescimento populacional e econômico do estado, o que não reflete a necessidade atual do tribunal. Diz ainda que tem informatizado seus serviços e trabalha para melhorar a situação. Sobre a produtividade dos juízes, o TJ-BA afirma que muitos processos já concluídos ainda não tiveram baixa no sistema.

16 de set. de 2015

Acusados de assaltos em Teofilândia são presos

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Policiais militares do Destacamento da 3ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar prenderam, nesta terça-feira (16), dois homens acusados de assaltos na cidade de Teofilândia.

Carlos Santos de Matos, de 23 anos, e Edilson Matos de Sena, de 30, foram localizados na cidade de Araci, a 18 quilômetros de Teofilândia, onde moram.

Os policiais conseguiram encontrar os acusados por meio de uma operação que contou com o apoio das guarnições de Barrocas e Araci.

Segundo a polícia, horas antes, eles haviam atacado várias pessoas, das quais levaram sete aparelhos celulares. Eles estavam de posse dos aparelhos roubados e de um revólver calibre 32, utilizado na prática dos assaltos.

A dupla ainda tentou fugir, mas foi alcançada e presa em flagrante, sendo conduzida à Central de Flagrantes da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) para a realização dos procedimentos legais.

Dupla usou um revólver calibre 32 para praticar os assaltos

Ligações clandestinas de água são identificadas em Serrinha

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Mais de 4,7 mil ligações irregulares de água foram identificadas pela Embasa nos municípios de Salvador, Camaçari, Dias D´Ávila, Feira de Santana, Conceição do Coité e Serrinha em um período de quatro meses. De acordo com a empresa, dos casos identificados, 1.340 (29%) já regularizaram a situação, enquanto o restante será objeto de análise para novo acompanhamento e procedimento de cobrança.

As condições de negociação envolvem requisitos como a comprovação da situação econômica do responsável pelo imóvel e pelo pagamento do débito, seu enquadramento na tarifa residencial ou para pequeno comércio, a quantidade de unidades residenciais do imóvel, a inexistência de processo judicial relativo ao pagamento de contas de água e/ou esgoto em andamento ou de negociação anterior com a Embasa no perfil baixa renda.

"A intenção da Embasa, com essa operação, é retirar a fraude e oferecer boas condições para a regularização. Alguns consumidores têm se mostrado favoráveis a quitar seus débitos e legalizar sua ligação de água”, diz Victor Mota, gerente de cobrança da Embasa.

A Embasa estima que as suspeitas de fraudes cheguem ao número de 137,6 mil casos, o que resultaria em um prejuízo da ordem dos R$ 121,7 milhões, decorrente do volume de água não faturado. Somente em 2014, ações fraudulentas envolvendo a utilização da água canalizada e tratada pela empresa foram responsáveis pelo desvio indevido de mais de 2,1 bilhões de litros de água por mês em Salvador e Região Metropolitana. Em 2011, esse número era de 1,3 bilhão.

Tanquinho e São Gonçalo dos Campos recebem festival nacional de teatro infantil

Redação Portal Cleriston Silva PCS

As cidades de Feira de Santana, Tanquinho, Conceição de Jacuípe e São Gonçalo dos Campos, no interior da Bahia, recebe, entre 1º e 12 de outubro, a 8ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs).

Durante o período serão apresentados espetáculos infantis e juvenis (entre convidados e selecionados) de 13 estados brasileiros na 8ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs).

Realizado pela Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o evento também conta com cerca de 50 apresentações artísticas, além de oficinas, debates e workshops.

Entre os destaques da programação estão os espetáculos “Rock’n Lixo – Uma história para reciclar o Brasil”, do Grupo Nova Arte Produções (SP), que propõe a reflexão sobre as questões ecológicas através de um musical com uma banda clássica de rock’n roll com baixo, guitarra e bateria; e “CUCO – A Linguagem para bebês”, da Cia Caixa de Elefante (RS). Os ingressos custam R$ 12.