NOVA PÁGINA WEB

NOVA PÁGINA WEB
cleristonsilva.com

3 de jun. de 2013

Comerciante é baleado durante tentativa de assalto em Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS

O dono de um mercadinho foi baleado durante uma tentativa de assalto, na noite de sábado (1), por volta das 19h20m, no bairro da Rodagem, em Serrinha.

Segundo a polícia, Nairton de Jesus Ribeiro, de 76 anos, estava no interior do estabelecimento quando foi abordado por um homem armado, que anunciou o assalto.

Ainda de acordo com a polícia, o comerciante disse ao criminoso que não tinha dinheiro em caixa. Irritado, o assaltante deu um tiro no peito dele e fugiu.

O comerciante foi atendido no Hospital Municipal de Serrinha (HM). A polícia não tem pistas do autor do disparo.

Homem é encontrado morto com sinais de tortura em Araci

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Francisco Matos dos Santos, 38 anos, que morava na fazenda Tinguí, povoado de Guerra, zona rural do município de Araci, foi encontrado morto por volta das 9h deste domingo (2).

O homem foi encontrado com sinais de tortura e tiros na cabeça, nos braços e nas costas. O crime aconteceu a cerca de 500 metros da casa da vítima.

O delegado Henrique José Silva Moraes abriu inquérito para investigar o crime. O corpo foi encaminhado para o necrotério do DPT de Feira de Santana.

Quatro homens ficam feridos em colisão em São Gonçalo dos Campos; um está em estado grave

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Quatro homens ficaram feridos em uma colisão entre duas motocicletas na BA-502 na noite deste domingo (02).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu no município de São Gonçalo dos Campos, no km 15 da rodovia, por volta das 23h30. Os dois veículos sofreram uma colisão lateral e derrubaram seus condutores. 

Na primeira moto, uma Honda CG 125 (de placa JRB-5928), estava um homem de 21 anos qeu ainda não foi identificado e ficou em estado grave por causa do acidente. Junto com ele estava Edvaldo de Lima, 26, que teve ferimentos leves, bem como os ocupantes do segundo veículo, uma Honda CG 150 (JQS-1524), Edilson Batista dos Santos, 20, e Edvaldo Batista Alves, 23.

Os quatro homens foram encaminhados por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Municipal de São Gonçalo dos Campos.

2 de jun. de 2013

Três presos fogem da delegacia de Alagoinhas

Redação Portal Clériston Silva PCS

Breno matou a filha colocando chumbinho na refeição 
Três homens fugiram da delegacia de Alagoinhas, cidade a 159 km de Serrinha, na madrugada da sexta-feira (31).

Segundo informações da Polícia Civil local, um dos fugitivos é Breno Henrique Silva Santos, 18 anos, que responde por ter matado a própria filha, colocando chumbinho (veneno para ratos) em uma refeição da criança. Até por volta das 17h30 deste sábado (1º), os homens permaneciam foragidos.

De acordo com a polícia, o crime contra a criança ocorreu há cerca de três meses, na cidade. Na ocasião, o homem também ingeriu chumbinho, mas resistiu após receber atendimento médico, informa a delegacia de Alagoinhas. Ele teria tomado a atitude para se vingar após uma briga com a mulher.

Os outros dois fugitivos são Genevaldo Bonfim Santos, 35 anos, preso depois de uma troca de tiros com a Polícia Civil, e Sergio dos Santos Alves, 38 anos, acusado de abusar sexualmente da própria filha de 5 anos.

Genevaldo Bonfim, preso depois de trocar de tiros com a polícia

Sergio dos Santos, acusado de abusar sexualmente da própria filha
Foto/Reprodução: site Alta Pressão

Embasa inscreve para programa de estágio na Bahia; veja edital

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento - iniciou as inscrições para o programa de estágio. Os estudantes interessados têm até o dia 21 de junho para se candidatar a uma das 80 vagas oferecidas em Salvador e outros 13 municípios baianos, nos níveis técnico e superior.

Para concorrer, os interessados precisam pelo menos de 50% do curso concluído e média global igual ou maior que 6,0 no histórico escolar. O estágio tem duração de um ano, mas não há possibilidade de renovação.

A Embasa definiu duas modalidades de inscrição, de acordo com o município em que desejam atuar. Para as vagas de Salvador, Simões Filho, Candeias, Camaçari e Alagoinhas os estudantes participarão da seleção na modalidade de edital, que está disponível no site do IEL, Instituto Edivaldo Lodi. A efetivação da inscrição deve ser via e-mail para ielembasa@gmail.com, seguindo as instruções contidas no edital.

Já os interessados nas vagas para os municípios de Barreiras, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Caetité, Itabuna, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana participarão da seleção na modalidade de captação de estudantes.

Neste caso, devem se inscrever no site do IEL, de acordo com a localidade escolhida e entrar em contato por telefone com uma das unidades do instituto, demonstrando interesse em participar especificamente da seleção da Embasa.

1 de jun. de 2013

Motociclista morre ao bater em árvore na BA-120, em Riachão do Jacuípe

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um motociclista de 31 anos morreu na noite desta sexta-feira (31) depois de sair da pista e bater em uma árvore às margens da BA-120, entre Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité.

O corpo de Veronilson de Oliveira Silva ficou preso em uma árvore e os socorristas tiveram de cortar um dos galhos para retirá-lo. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu às 21h40m na altura do km 24, perto da localidade conhecida como “Cavalo Morto”.

A vítima retornava do povoado de Maracujá (Riachão do Jacuípe) para Conceição do Coité quando perdeu o controle da moto Honda Fan 125, placa APT-8729, e saiu da pista colidindo contra a árvore. O irmão da vítima, Edimario de Oliveira Silva, 20 anos, que estava na garupa da moto, também ficou ferido, porém sem gravidade.

Ele disse que o irmão pilotava a motocicleta a cerca de 100 km/h e quando percebeu que o veículo estava desgovernado pulou. “Me machuquei muito, mas graças a Deus estou aqui, mas muito triste porque ele morreu”, comentou.

Edimario informou ainda que o irmão pilotava sob o efeito de bebida alcoólica. As informações e foto são do Calila Noticias.

Motorista morre e duas pessoas ficam feridas em acidente em Conceição da Feira

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um acidente com um carro de passeio e uma motocicleta provocou uma morte e deixou dois feridos na tarde desta sexta-feira (31), no município de Conceição da Feira, a 128 quilômetros de Serrinha. O Honda City, de placa MXP 4316, e a moto, de placa NZY 6903, envolveram-se em uma colisão transversal no km 195 da BR-101.

O condutor do carro Elton Santos de Oliveira, 47 anos, foi arremessado para fora do veículo e morreu no local. A mulher dele Claudia Anjos de Oliveira sofreu ferimentos leves. Já o motociclista Edvaldo Gonçalves da Ressurreição teve lesões graves e foi levado para um hospital de Feira de Santana, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Prefeitura de Baixa Grande abre concurso para 150 vagas

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Prefeitura de Baixa Grande, a 214 km de Serrinha, abriu processo seletivo para 150 vagas em cargos de nível fundamental e médio. Os salários variam de R$ 678 a R$ 800.

No site da prefeitura, é possível ler o edital (acesse o edital).

As vagas de nível médio são para agente administrativo nas funções de operador de sistemas e instrutor, agente administrativo, auxiliar de consultório dentário, assistente de trânsito e técnico em enfermagem.

Os postos de nível fundamental são para agente administrativo (motorista), auxiliar de serviços gerais nas funções de pintor, ajudante de pintor, ajudante de pedreiro, pedreiro, ajudante de caçambeiro, limpeza, merendeira, porteiro, técnico de manutenção, copa e cozinha, oficineiro e operador de máquinas pesadas. 

As inscrições devem ser feitas no período de 3 a 7 de junho na Sociedade Cultural Recreativa 5 de Março, localizada na Rua Manoel Domingos Amorim, 233, das 8h às 17h. A taxa é de R$ 30.

Os candidatos devem apresentar original e cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 16 de junho.O processo seletivo terá 1 ano de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Tia de adolescente grávida aos 12 anos diz que vai cuidar de bebê

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A tia da adolescente de 12 anos, que está grávida de seis meses, diz que pretende adotar o bebê após o nascimento.

“Vou adotar a criança, eu e meu esposo. Ela disse que dava o bebê, porque ela não tem condições de criar. Porque ela também é uma criança, não vai ter condições de saber como lidar com o bebê”, revela Lusimarina Xavier da Cruz.

A adolescente é da cidade de Sátiro Dias, a 52 km de Serrinha, e engravidou do primo que tem a mesma idade. Ela está hospedada na casa da tia, em Porto Sauípe, no Litoral Norte da Bahia, onde vai ficar até o bebê nascer.

Saúde - A garota se sentiu mal e foi atendida na quinta-feira (30) na maternidade de referência José Maria de Magalhães Neto, no bairro de Pau Miúdo, em Salvador. Os médicos disseram à tia da menina que ela tem uma infecção urinária leve e que pode ser tratada em casa. Ela foi atendida na unidade, e após fazer uma ultrassonografia e exames de sangue e urina, foi liberada pela médica Vera Barral.

Segundo a tia da adolescente, a médica só recomendou que ela se alimentasse bastante para não precisar ficar internada. “Ela falou que o bebê está bem e que não tem necessidade de deixar ela internada, porque não corre risco nenhum de nascer prematuro”. A tia ainda revelou que o sexo da criança é masculino.

Gravidez - A menina está no sexto mês de gravidez e precisa de cuidados especiais para completar a gestação e diminuir os riscos de morte para ela e para o bebê. “Eu não sabia se podia engravidar, aí eu peguei e fiz”, disse a menina. Ela afirmou ainda que gosta do filho que carrega na barriga.

Segundo a família, quando começaram os enjoos, a mãe levou a menina ao médico na cidade de Alagoinhas, no nordeste da Bahia, perto do município onde elas moram, mas não imaginava que pudesse se tratar de uma gravidez. “Até agora ainda estou em choque por causa desse problema dela. Ela é uma criança, né?! E segura outra criança na barriga. E o pai é mais criança que ela ainda”, enfatizou Maria Solange da Cruz, mãe da garota grávida.

Uma ultrassonografia feita em Alagoinhas é o único exame realizado até agora pela jovem. A adolescente afirma que se sente bem, mas a mãe buscou ajuda da irmã, que mora em Porto Sauípe, no litoral norte do estado.

Segundo Lusimarina da Cruz, tia da garota, “ela pode morrer”. A tia da jovem afirmou que a menina não vai conseguir segurar o bebê no ventre. “Ela está com seis meses de gestante e o bebê está com 60 cm e não tem espaço para ele se mover. Ele pode morrer dentro dela, e ela acabar morrendo também”.

A futura avó é viúva tem outros quatro filhos e vive com pouco mais de R$ 500 por mês. Ela afirma que não tem condições de criar o neto, mas se depender da irmã dela, a criança não vai passar dificuldade. “Eu tenho três filhos, mais um faz quatro. Mais uma boca na minha casa. Não tem problema não”, assegurou a tia.

Segundo a médica obstetra, Itana Passos, do Iperba, uma maternidade estadual que mantém um programa voltado para adolescentes grávidas, diz que este tipo de gestação exige acompanhamento especial. “Em um pré-natal normal preconiza se fazer três ultrassonografias, pelo menos, durante toda a gestação. Em uma criança dessa idade é importante que se faça mais, para se fazer um acompanhamento do crescimento fetal intrauterino, se está um crescimento adequado pra cada mês de gestação”, destacou a médica.

31 de mai. de 2013

Governo publica decreto que mantém desconto na conta de luz

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Foi publicado nesta quarta-feira (29), em edição extra do Diário Oficial da União, o decreto que garante a redução da tarifa de energia elétrica, anunciada em setembro de 2012 pela presidente Dilma Rousseff.

O dispositivo foi a alternativa encontrada pelo governo federal para manter o desconto previsto na medida provisória 605, que não foi votada pelo Senado e perde a validade no dia 3 de junho.

Em entrevista, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o decreto presidencial permite à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizar à Eletrobras a utilização dos recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para que sejam enviados às distribuidoras de energia elétrica.

De acordo com o titular, o adiantamento envolverá um total de R$ 2,8 bilhões e também contemplará repasses que usinas térmicas teriam a receber entre junho e dezembro deste ano. Informações do G1.

Prêmio Profissionalismo 2012

Redação Portal Clériston Silva PCS

A Ágape Pesquisa e Publicidade orgulhosamente apresenta os vencedores do Prêmio Profissionalismo 2012 em Serrinha.

Veja a relação de empresas e os profissionais que mais se destacam em atendimento, preço, qualidade e estrutura de acordo com pesquisa popular.

Rádio FM: Rádio Morena FM
Rádio AM: Rádio Continental AM
Carro de som: Marcelo som publicidade
Publicidade em alto falantes: Vagão som
Revista destaque: Agenda do sertão
Site destaque: Portal do Clériston Silva
Locutor destaque: Diego Costa
Advogado destaque: Drº Arnaldo Freitas
Cursos profissionalizantes: Espaço Consultoria
Agência de empregos: Agência Crescer
Venda de computadores e suprimentos para informática: New net informática
Melhor atendimento: Ótica ponto de visão
Gráfica destaque: Gráfica talismã
Festa infantil: Happy fest
Loja de brinquedos: Lojas LC
Horti frutti: Mundo da melancia
Moda praia e moda fitness: Movimento moda e fitness
Compra, venda, financiamento e troca de veículos: Nena veículos
Vendas e assistência técnica em celulares: Paixão celular
Academia de ginástica: Academia aero fitness
Mercadinho destaque: Mercadinho São Marcos no bairro da Cidade Nova
Recarga de cartuchos e copiadora: Eliclécio copiadora
Loja de confecções populares: Loja mix
Moda bebê e moda infantil: Baby modas
Vereador destaque: vereador Sandro Magalhães
Lanchonete móvel destaque: Bond burguer lanches
Melhor sorveteria da região: Beijo frio
Panificadora destaque: Panificadora Jotagê
Auto peças destaque: Ivan Bosch Car Service
Médico do ano, cirurgião, e obstetra: Drº Josevaldo Lima
Clínico geral: Drº Josevaldo Lima
Artigos esportivos: KRG esporte
Bíblias, cds, dvds, livros e artigos evangélicos: Loja shalom adonai
Vendas e instalações de antenas parabólicas: Sinal sat
Som, acessórios e instrumentos musicais: Elite som
Cantor destaque: Isaias Moreno
Professor do ano: Giancarlo de Almeida
Professora do ano: Luciana Lara Mota
Laboratório fotográfico: Colorfilme foto
Loja de bolsas: JJ bolsas e acessórios
Farmacista destaque: Tenny da farmácia mercês
Político destaque: Osni Cardoso
Loja de bijuterias e acessórios femininos: Princesa bijuterias
Clínica de cardiologia: ICG instituto de cardiologia
Escola de idiomas: Fisk centro de ensino
Segurança eletrônica: Infrared
Alarmes, portões eletrônicos e cercas elétricas: Infrared
Clínica odontológica: Dental prev
Auto peças destaque: Ivan Bosch Car Service
Agropecuária e rações em geral: Cooperagrícola
Laboratório de análises clínicas: Laboratório bioanálise
Vendas e instalação de sistemas de segurança: Infrared
Salão de beleza destaque: Salão espaço da beleza de Gil cabeleireira
Buffet e decoração de festas e eventos: Solange buffet
Corretora de seguros e planos de saúde: Valuci seguros
Fotografia e filmagem: Toinho foto e vídeo
Bar destaque: Privilegge music bar
Joalheria destaque: Clecia jóias
Posto de lavagem: Lava mania
Moto peças: Mania motos
Mecânico de motos: Lúcio da mania motos

As empresas e os profissionais vencedores agradecem á toda população serrinhense por mais essa conquista. Realização: Ágape Pesquisa e Publicidade 75-9123-1635

Demonstrativo de Arrecadação do mês de maio dos municípios da Região Sisaleira e Jacuípe

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Veja os valores transferidos pelo Governo Federal aos municípios da Região do Sisal e Bacia do Jacuípe, inclusive adicionais e acréscimos legais, no período de 01/05/13 a 31/05/13. 

Serrinha – R$ 7.590.877,59
Monte Santo – R$ 6.247.578,70
Itiúba – R$ 4.053.744,35
Nordestina – R$ 1.899.751,79
Cansanção – R$ 4.268.600,56
Queimadas – R$ 3.268.053,55
Santaluz – R$ 4.063.263,42
Valente – R$ 2.772.167,78
Retirolândia – R$ 1.550.217,74
Nova Fátima – R$ 1.188.959,38
São Domingos – R$ 1.271.927,26
Conceição do Coité – R$ 5.645.169,82
Ichu – R$ 1.135.093,66
Candeal – R$ 1.229.519,31
Riachão do Jacuípe – R$ 3.263.903,65
Gavião – R$ 1.058.844,09
Capela do Alto Alegre – R$ 1.670.720,78
Pé de Serra - R$ 1.919.249,47
Serra Preta - R$ 2.175.183,88
Feira de Santana – R$ 33.283.807,66
Tanquinho – R$ 1.049.661,49
Santa Bárbara – R$ 2.514.257,63
Irará – R$ 3.342.164,84
Água Fria – R$ 2.344.882,57
Lamarão – R$ 1.295.885,23
Biritinga – R$ 2.335.975,67
Sátiro Dias - R$ 2.814.149,16
Barrocas - R$ 2.567.428,62
Teofilândia – R$ 3.197.980,72
Euclides da Cunha – R$ 5.860.328,44
Araci – R$ 6.607.433,35
Tucano – R$ 5.805.769,96
Quijingue – R$ 3.388.016,79
Cipó – R$ 2.247.725,72
Nova Soure – R$ 3.148.104,02

30 de mai. de 2013

Adolescente de 12 anos engravida do primo em Sátiro Dias

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Uma adolescente de 12 anos da cidade de Sátiro Dias, distante 52 km de Serrinha, está grávida do primo de primeiro grau que tem a mesma idade. A menina está no sexto mês de gravidez e precisa de cuidados especiais para completar a gestação e diminuir os riscos de morte para ela e para o bebê. “Eu não sabia se podia engravidar, aí eu peguei e fiz”, disse a menina. Ela afirmou ainda que gosta do filho que carrega na barriga.

Segundo a família, quando começaram os enjoos, a mãe levou a menina ao médico na cidade de Alagoinhas, perto do município onde elas moram, mas não imaginava que pudesse se tratar de uma gravidez. “Até agora ainda estou em choque por causa desse problema dela. Ela é uma criança, né?! E segura outra criança na barriga. E o pai é mais criança que ela ainda”, enfatizou Maria Solange da Cruz, mãe da garota grávida.

Uma ultrassonografia feita em Alagoinhas é o único exame realizado até agora pela jovem. A adolescente afirma que se sente bem, mas a mãe buscou a ajuda da irmã, que mora em Porto Sauípe, no litoral norte do estado.

Segundo Lusimarina da Cruz, tia da garota, “ela pode morrer”. A tia da jovem afirmou que a menina não vai conseguir segurar o bebê no ventre. “Ela está com seis meses de gestante e o bebê está com 60 cm e não tem espaço para ele se mover. Ele pode morrer dentro dela, e ela acabar morrendo também”.

A futura avó é viúva tem outros quatro filhos e vive com pouco mais de R$ 500 por mês. Ela afirma que não tem condições de criar o neto, mas se depender da irmã dela, a criança não vai passar dificuldade. “Eu tenho três filhos, mais um faz quatro. Mais uma boca na minha casa. Não tem problema não”, assegurou a tia.

Segundo a médica obstetra, Itana Passos, do Iperba, uma maternidade estadual que mantém um programa voltado para adolescentes grávidas, diz que este tipo de gestação exige acompanhamento especial. “Em um pré-natal normal preconiza se fazer três ultrassonografias, pelo menos, durante toda a gestação. Em uma criança dessa idade é importante que se faça mais, para se fazer um acompanhamento do crescimento fetal intrauterino, se está um crescimento adequado pra cada mês de gestação”, destacou a médica.

Dados - A gravidez precoce está longe de ser raridade. Em 2011, 46.611 crianças e adolescentes, entre 10 e 19 anos, deram a luz em hospitais públicos no estado. Em 2012, foram 40.350, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).

Estuprador de Goiás estava em Santanópolis

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um foragido da Justiça de Goiás, Oswaldo Muniz Gomes Lopes, de 32 anos, foi preso em Santanópolis, distante 61 quilômetros de Serrinha, acusado de estuprar a estrangular a adolescente de 16 anos, Juliana da Silva Coimbra, em dezembro de 2012, na cidade de Trindade, interior daquele estado.

Localizado por equipes das polícias Civil e Militar, em sua residência, na zona rural do município, ele tinha um mandado de prisão em aberto. Na Delegacia Territorial (DT/Santanópolis), Oswaldo disse à delegada titular Edileuza Ramos, que estava na cidade há, aproximadamente, 30 dias, trabalhando como pedreiro. 

Explicou que mudou-se para Santanópolis com o objetivo de encontrar sua avó materna, que mora na cidade. O homicida permanecerá custodiado na carceragem da DT/Irará, enquanto aguarda ser recambiado para Goiás

Carros batem e deixam pedestre morto em Jaguaripe

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Uma pessoa morreu atropelada após dois carros baterem na BA-001, próximo ao município de Jaguaripe, a 249 km de Serrinha, . Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu na altura do km 70 nesta quarta-feira (29).

Ainda de acordo com a PRE, o pedestre, que não teve a identidade divulgada, estava passando no acostamento quando houve uma colisão transversal entre um Fiat Uno e uma Toyota Hillux.

O motorista que conduzia o Fiat Uno não prestou socorro e fugiu do local do acidente. O condutor da Toyota ficou no local, mas não sofreu ferimentos.

Cigarro mata 350 pessoas diariamente no Brasil e 10 mil em todo o mundo

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O cigarro é um dos produtos de consumo mais lucrativos no mundo. Os fabricantes ostentam uma clientela fiel e leal. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um. São também os únicos produtos legais que viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes, o matam. Porém, a venda acarreta grandes lucros para a indústria do tabaco, mas enormes prejuízos para os consumidores.

Um estudo realizado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) revela que o Brasil gasta em torno de R$ 21 bilhões no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao cigarro. O estudo demonstra ainda que o tabagismo é responsável por 13% das mortes no País. São 130 mil óbitos anuais, sendo (350 por dia). Dados do Ministério da Saúde indicam que a fumaça do cigarro reúne cerce de 4.700 substâncias tóxicas diferentes, muitas delas cancerígenas.

Mesmo sendo de conhecimento dos consumidores do cigarro, sobre os riscos de doenças que podem levar a morte, os usuários não se intimidam e continuam fazendo uso do tabaco, ignorando a propaganda que trás nas carteiras, fotos de pessoas em estágios terminais e com diversos tipos de câncer e pulmões doentes.

Há um ano, o trabalhador rural José Carlos Souza Santos, 52 anos, descobriu um caroço embaixo da língua. Ao procurar um especialista, o médico pediu exames com urgências e foi diagnosticado um câncer avançado que já tomava a garganta. “A primeira pergunta que o médico fez foi: Você é fumante há quanto tempo? Hoje vejo o mal que o cigarro fez na minha vida. A gente nunca acha que vamos ser surpreendido com uma doença dessa. Se tivesse uma nova oportunidade, nunca fumava em minha vida”, ressaltou.

José Carlos fumava desde a adolescência. Quando não tinha dinheiro para comprar o cigarro industrializado, ele usava o cigarro feito com fumo de rolo. Ele já passou por duas cirurgias, perdeu parte da língua e fala e se alimenta com dificuldades. Há quinze dias, foi surpreendido com a notícia de que o câncer havia voltado, porém, os médicos disseram que não podem fazer mais nada. Hoje, ele se encontra desenganado pela medicina, fazendo uso apenas de morfina para amenizar a dor causada pela doença.

O pneumologista Francisco Hora Fontes explica que o tabagismo é uma doença crônica, causada pela dependência do tabaco, e que os produtos derivados do tabaco, especialmente os cigarros, são feitos para criar e manter dependência química nos consumidores. Francisco disse que há uma série de doenças que podem ser desencadeadas pelo vício, como acidente vascular cerebral, trombose, enfisema pulmonar, infarto, cânceres na boca, língua, pulmão, mama, bexiga dentre outros. “Em geral, o cigarro é uma fonte inesgotável de doenças causado pelos fumantes ativo e passivo”, completou.

Dependente precisa buscar ajuda - O médico ainda acrescentou que a dependência maior do cigarro é por causa do uso da nicotina. “A nicotina é um artefato para que os indivíduos criem dependência, pois ela age no cérebro dando ao indivíduo sensação de prazer e relaxamento. É como se fosse um antidepressivo, se não fizesse mal, seria uma droga excelente, mas a nicotina mata. Ela entope as artérias que consequentemente, acarreta em mortes”.

O viciado em cigarro precisa contar com muito esforço e apoio médico para deixar a dependência. Segundo Francisco Fontes, não é fácil o indivíduo deixar o cigarro da noite para o dia.

“Devido à dependência, o fumante precisa buscar ajuda de remédios e psicológica para se livrar do tabaco. Hoje, temos vários hospitais conveniados com o SUS que prestam todo atendimento aos indivíduos que querem deixar o cigarro”, ressaltou o médico.

Desde 2011, aquele hábito de acender um cigarro no restaurante, na padaria e no bar deixou de existir, graças à lei federal que proíbe o fumo em ambientes fechados. Nos consultórios e hospitais, a percepção dos médicos é a de que essa proibição está surtindo efeito, com a diminuição de pessoas que faziam uso do cigarro. Conforme Francisco Fontes, se comparado a outras épocas, hoje o número de fumantes no Brasil diminuiu 50%, graças a campanhas antitabagismo.

Dez mil mortes por dia é o número de óbitos registrados em decorrência ao consumo de cigarro em todo planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde. O estudo indica ainda que o tabaco é a principal causa de morte no mundo, seguida pelo álcool e pela inalação indireta do fumo, ou seja, que atinge aquele indivíduo que não fuma, mas convive com fumantes.

29 de mai. de 2013

Barrocas: prefeito promete adotar “medidas cabíveis” contra Bruno Reis

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O prefeito de Barrocas, município localizado a 18 km de Serrinha, Almir de Maciel (PR), procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para pedir agilidade e profundidade nas investigações da morte do suplente de vereador Reginaldo Oliveira da Silva (DEM).

O crime aconteceu na última segunda-feira (27) e chocou os moradores da cidade. O gestor decretou dois de dias de luto e veio até Salvador para fazer o pedido pessoalmente ao secretário Maurício Barbosa. Contudo, outro fato o deixou indignado.

Em nota vastamente publicada, o deputado estadual Bruno Reis (PRP) levanta a hipótese de o atentado ter motivação política. “Tanto o suplente quanto o ex-prefeito têm feito graves denúncias, com fartas provas, contra a atual administração da cidade. São denúncias encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MP) e Polícia Federal. Tratam de desvio de recursos públicos, inclusive federal, fraudes em licitação, contratos e superfaturamento. Há provas como comprovantes de depósitos identificados em bancos”, afirmou o parlamentar.

Almir lamentou a tentativa de Reis de capitalizar politicamente uma tragédia. Em conversa com a reportagem da Rádio Continental, Almir declarou: é um momento de tristeza para o município. Esta é uma atitude irresponsável do deputado. Falar sem ter provas. Sou o maior interessado no esclarecimento deste assassinato. A gente confia na Justiça e no trabalho da polícia e tudo será esclarecido.

O gestor reitera que as acusações são infundadas e que os advogados já estão trabalhando no sentido de adotar as medidas cabíveis. “Se promover politicamente após uma derrota eleitoral não é algo que se espera de um deputado estadual”, pondera.

Quanto as denúncias feitas ao MPE pelo ex-prefeito Reginaldo Experimenta e subscrita pelo suplente de vereador assassinado, o prefeito ressalta que tem prestado todos os esclarecimentos solicitados. “Volto a dizer que confio na Justiça e que este crime bárbaro será elucidado e os culpados presos”.

ANTT divulga edital de concurso com 135 vagas e salários até R$ 10 mil

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou nesta quarta-feira (29), o edital de abertura do concurso para 135 vagas. Desse total, dez vagas são para técnico administrativo e 45 para técnico em regulação de serviços de transportes (ambos de nível médio).

No nível superior, há 17 vagas para analista administrativo e 63 para especialista em regulação de serviços de transportes terrestres.

O salário inicial para técnicos administrativos é de R$5.064,18, já para técnico em regulação o valor é de R$5.288,98. Para analista os rendimentos são de R$9.567,20 e de R$10.323,20 para especialista em regulação. Todos os valores já incluem o auxílio-alimentação.

As inscrições terão início no dia 10 de junho e vão até 2 de julho e devem ser feitas através do site do Cespe/UnB. As taxas variam de R$80 a R$100. As provas, marcadas para 11 de agosto, ocorrerão em Brasília, Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), locais de lotação das vagas.

A contratação dos aprovados ocorrerá pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia. A validade inicial do concurso será de um ano, podendo ser prorrogada uma única vez, por igual período.

Jovem é presa depois de matar homem que tentou estuprá-la em São Gonçalo dos Campos

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Uma jovem de 23 anos foi presa em flagrante no sábado (25) acusada de, algumas horas antes, assassinar um homem a facadas em São Gonçalo dos Campos, a 102 km de Serrinha. Segundo a Polícia Civil, Talita Gonçalves Barbosa atacou Maurício Oliveira Silva depois de sofrer uma tentativa de estupro por parte dele.

Além de matar Maurício a facadas, Talita também agrediu a mulher dele, Noeme Alves de Jesus. Ela estava hospedada com o casal há algumas semanas com o marido. No sábado, o companheiro dela saiu para procurar emprego e Talita foi atacada pelo dono da casa, que tentou estuprá-la.

Para se defender, a mulher pegou uma faca na cozinha da casa e entrou em luta corporal com ele. Depois que Maurício foi esfaqueado, Nome tentou defendê-lo e acabou sendo ferida também. Ela foi levada para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.

Talita está detida no Presídio Regional de Feira de Santana.

28 de mai. de 2013

Homem é morto em possível acerto de contas na zona rural de Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem de 21 anos foi assassinado no povoado de Entrude, em Serrinha, na madrugada desta terça-feira (28). Fabiano Ferreira foi baleado em uma estrada vicinal da localidade por homens desconhecidos.

A vítima recebeu tiros na cabeça e morreu no local. Moradores da região não quiseram comentar o assunto e informaram apenas que o jovem era natural de Candeias e estava morando no povoado há cerca de quatro meses.

O corpo foi encontrado por volta das 6h e removido para o Departamento de Polícia Técnica. A polícia suspeita que o crime, possivelmente, foi um acerto de contas. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Com este sobe para 14 o número de mortes violentas no ano de 2013 em Serrinha.

Fabiano pode ter sido morto em um acerto de contas

Foto: Araketu

Alagoinhas: Autor de cinco mortes segue para o presídio

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Apontado como autor de cinco homicídios em Alagoinhas, entre janeiro e abril deste ano, o traficante Everton Conceição de Souza Santos, o “Tonzinho”, de 20 anos, será transferido, nesta semana, para o Presídio de Esplanada, segundo o delegado Flávio Augusto de Andrade Góis, titular da Delegacia Territorial (DT/Alagoinhas), que o mantém custodiado, desde a terça-feira (21).

A prisão do criminoso aconteceu em uma casa abandonada, na localidade de Dois de Julho, onde policiais militares apreenderam drogas, armas e munições. Com três mandados de prisão temporária em aberto, Everton escondia no imóvel várias porções de cocaína, crack e maconha, um revólver calibre 38, com cinco munições, e uma pistola 380.

A guarnição do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) o conduziu, juntamente com material apreendido, para a DT/Alagoinhas, cujo delegado titular já investigava a participação dele em assassinatos de traficantes rivais e de usuários em dívida com o tráfico. Além de Dois de Julho, “Tonzinho” atuava também na localidade de Sobocó. Três dos homicídios atribuídos a “Tonzinho” tiveram como vítimas Everton Bispo dos Santos, Antônio Barbosa dos Santos Júnior e Márcio Rodrigues dos Santos.

O delegado Flávio Augusto informou que os inquéritos policiais já estão em fase de conclusão e serão remetidos ao Ministério Público estadual. “A participação do traficante em outros dois assassinatos na região será esclarecida com os resultados dos exames de microcomparação balística dos projéteis extraídos dos corpos das vítimas”, esclareceu o titular, que também ouvirá testemunhas e familiares.

Homem natural de Retirolândia é encontrado esquartejado em Feira de Santana

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um homem natural de Retirolândia, na região do sisal, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (28) em uma lan house de Feira de Santana, a 81 quilômetros de Serrinha. Partes do corpo estavam em sacos no banheiro do estabelecimento, na Rua Montevidéu, no bairro de Santa Mônica.

A polícia suspeita que a vítima seja Saimo Lima da Silva, 31 anos, funcionário do estabelecimento que está desaparecido desde a última quinta-feira (23). O principal suspeito de ter cometido o crime é o dono da lan house, Paulo Sérgio Carvalho Luis Filho, 23 anos, que está foragido. A motivação do crime ainda não é conhecida.

O corpo foi descoberto durante a investigação da Polícia Civil sobre o desaparecimento de Saimo. Policiais sentiram mau cheiro no estabelecimento e arrombaram a porta do espaço. O tronco da vítima foi encontrado no banheiro, a cabeça e os membros superiores estavam em um isopor na entrada e os dentes, orelha e dedos foram localizados em uma pequena sacola no local.

Os pais de Saimo prestaram depoimento. De acordo com o titular da Delegacia de Homicídios, delegado Geovan Franca, a vítima usava uma sunga e a mãe do desaparecido explicou que o filho não gostava de cuecas. “Saimo só usava sunga”, contou Geovan. As investigações estão em andamento.

O corpo foi descoberto durante a investigação da Polícia Civil 

A lan house fica no bairro de Santa Mônica
Foto: Acorda Cidade

Marido e mulher são encontrados mortos em Jaguarari

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Marido e mulher foram encontrados mortos na manhã da última segunda-feira (27), em Catuni da Estrada, povoado de Jaguarari, a 269 quilômetros de Serrinha.

Jakson Alberto Santos Araújo, 24, foi localizado enforcado por uma corda na sala da casa, e o corpo de Érica Taires Dias da Silva, 25, estava embaixo da cama do casal.

Segundo a Polícia Civil de Jaguarari, Jakson estrangulou e matou a esposa, escondeu seu corpo e em seguida, se matou. Os corpos foram encontrados pelo pai de Jakson, que se preocupou com o desaparecimento do filho, visto pela última vez no sábado (24).

Ao chegar à residência do casal, o pai arrombou a casa e achou os corpos do filho e da nora em estado de decomposição. O caso aconteceu na madrugada de sábado para domingo. Os corpos foram removidos pela Polícia Técnica para o Instituto Médico Legal de Juazeiro.

Foto: Neto Maravilha

Acidente com carro do Governo do Estado provoca morte de motorista em Jacobina

Redação Portal Clériston Silva PCS

Um carro da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) envolveu-se em um acidente na manhã desta terça-feira (28), no município de Jacobina, a 203 km de Serrinha. O Ford Ranger, placa JSW 7315, capotou na BR-324, na entrada do povoado do Gonçalo.

O motorista Joceval Guimarães dos Santos morreu no local. O carona Gilberto Romano Rosa de Jesus sofreu uma fratura no braço direito e escoriações pelo corpo e foi levado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal.

Joceval e Gilberto haviam saído de Salvador e seguiam para Jacobina. A SICM informou, por meio da assessoria de comunicação, que está prestando a assistência aos familiares dos servidores envolvidos no acidente.


Foto: A Bahia Acontece

Corpo de suplente de vereador assassinado em Barrocas será enterrado às 17h

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Reginaldo foi baleado dentro da casa
O corpo do suplente de vereador de Barrocas Reginaldo Oliveira da Silva, de 61 anos, conhecido como “Rege de Carranquinha” (DEM), será enterrado nesta terça-feira (28), às 17h, no Cemitério Municipal. 

O corpo do político está sendo velado na Rua Roque Avelino. Ele foi assassinado com dois tiros no peito quando conversava com o ex-prefeito Edilson Ferreira na cozinha da casa dele, na noite desta segunda-feira (27).

Outros dois disparos atingiram um refrigerador e a parede da cozinha. O ex-prefeito arremessou uma cadeira sobre um dos autores do atentado e a dupla fugiu pela estrada de acesso à localidade de Boa União, de acordo com a polícia. Na fuga, os homens utilizaram uma moto Honda Bros preta.

O ex-prefeito deve ser ouvido na coordenadoria do município nesta terça-feira (28). O motivo do crime ainda não foi divulgado. Edilson também deve ajudar a polícia a fazer retratos falados dos suspeitos. A Polícia Civil investiga o caso.

Acajutiba: Justiça determina busca e apreensão em casa de ex-prefeito e ex-secretário

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A Justiça baiana determinou a busca e a apreensão de documentos pertencentes ao Município de Acajutiba, que podem estar guardados na casa do ex-prefeito Alexsandro Menezes de Freitas e na residência do ex-secretário municipal de Administração e Finanças Josetácio Emanuel de Vasconcelos Negreiros.

A decisão foi concedida pela juíza titular da Comarca local, Marina Kumer de Andrade, a pedido do atual do gestor da cidade do nordeste baiano, José Luiz Mendes Brito (PTC). Conforme o processo, ajuizado logo no início da atual gestão, o prefeito Zé Luiz, como é conhecido, alegou que documentos, entre eles processos de convênios e contratos da prefeitura, além do banco de dados do setor de Recursos Humanos, foram subtraídos pelos acusados.

“O conteúdo do pedido formalizado demonstra que existem fortes indícios de que os documentos em questão foram subtraídos de forma irresponsável, ilegal e leviana da prefeitura, no intuito de tumultuar o início da atual administração e evitar que novas provas de corrupção fossem evidenciadas com tais documentos”, acusou o prefeito, que entrou com a Ação Civil Pública por “Atos de Improbidade Administrativa” contra o antecessor e seu colaborador.

“Defiro a concessão da medida cautelar perseguida para determinar a busca e apreensão dos documentos públicos, supostamente, subtraídos do Município de Acajutiba nos endereços dos acionados. (...) Cabe, pois, aos oficiais de Justiça responsáveis pela diligência, procurar, apreender e catalogar todos os documentos públicos do Município de Acajutiba encontrados”, determinou a magistrada Marina Kumer, em sua decisão.

Suplente de vereador é assassinado dentro da casa de ex-prefeito, em Barrocas

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um suplente de vereador de Barrocas, cidade que fica a 18 quilômetros de Serrinha, foi assassinado na noite desta segunda-feira (27), dentro da casa do ex-prefeito José Edilson de Lima Ferreira, localizada na Rua Pedro Esmeraldo Pimentel.

Reginaldo Oliveira da Silva, de 61 anos, mais conhecido como “Rege de Carranquinha”, foi morto na cozinha da casa no momento em que conversava com o ex-prefeito, por volta das 20h30min, informou a polícia.

De acordo com informações colhidas no local, Edilson e Reginaldo conversavam na mesa de jantar da residência quando foram surpreendidos por dois indivíduos que invadiram o imóvel e deflagraram dois tiros à queima roupa no peito da vítima.

O ex-prefeito teria se defendido da ação jogando uma cadeira nos criminosos e correndo para o quintal da casa. Apesar das marcas de tiro na geladeira e nas paredes da casa, ele não foi atingido. Ainda de acordo com informações, os dois estavam sozinhos no momento do crime.

Após os disparos, os suspeitos fugiram em uma moto Honda, modelo Broz 150, tomando como destino a localidade de Boa União, área rural do município. Reginaldo ainda foi levado para o Hospital Municipal, mas já chegou sem vida.

Ainda segundo informações, antes dos tiros, um dos suspeitos teria olhado para a vítima e ordenado que o comparsa executasse o crime dizendo: “Pode matar!”.

Reginaldo pertencia ao Partido Democratas (DEM) e foi candidato a vereador na eleição de 2012 pela segunda vez ficando na primeira suplência do partido com 116 votos. Segundo a irmã da vítima, ele não possuía inimigos na cidade e a família desconhece os motivos do crime.

O corpo foi removido por agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha e encaminhado para realização de necropsia no DPT de Feira de Santana. O delegado Daniel Fiúza, da Delegacia Territorial (DT) de Serrinha, abriu inquérito para investigar o caso.

Carro incendiado – Minutos após o crime, um veículo modelo Gol foi encontrado incendiado na estrada vicinal do povoado de Barreiras, zona rural de Barrocas. A Polícia Civil esteve no local e investiga se o incêndio do carro tem relação com o assassinato do suplente de vereador.

O clima na cidade com pouco mais de 14 mil habitantes é de tensão e medo.

Vítima conversava na cozinha da casa do ex-prefeito de Barrocas

Reginaldo Oliveira foi morto com dois tiros no peito
Corpo foi removido para o DPT de Feira de Santana

27 de mai. de 2013

Acidente com caminhão e motocicletas deixa dois mortos em Santo Estevão

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um acidente em Santo Estevão, a 117 quilômetros de Serrinha, provocou duas mortes na noite de domingo (27). Um caminhão e duas motocicletas envolveram-se em uma colisão frontal no km 474 da BR-116. O motorista do caminhão, Júlio Joaquim Silva, 57 anos, morreu no local.

Fagner Duarte da Silva, 20, ocupante de uma das motos, morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, na manhã desta segunda-feira (27).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta de 21h50. Outros dois ocupantes das motos, Edinei Ferreira de Brito, 23, e Mateus Paixão Souza, 18, ficaram feridos. Não há informações sobre o que pode ter provocado o acidente.

Venda de remédio contra câncer de mama é suspensa pela Anvisa

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O medicamento Anastrol 1 miligrama (mg), usado no tratamento contra o câncer de mama, teve a importação, a distribuição e o comércio proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A proibição foi divulgada nesta segunda-feira (27) no Diário Oficial da União.

De acordo com a publicação, a decisão da Anvisa foi motivada pelo registro de descumprimento de normas regulamentares no processo de fabricação do produto. Com a verificação da irregularidade, ficou indeferida a renovação de registro do remédio.

A resolução entra em vigor a partir desta segunda (27). O câncer de mama é o tipo mais frequente na mulher brasileira e consiste no desenvolvimento anormal da mama até a formação de um tumor maligno.

Secretária de saúde de Cardeal da Silva morre em acidente na BR-101

Redação Portal Clériston Silva PCS 

A secretária de saúde de Cardeal da Silva, a 220 quilômetros de Serrinha, morreu na manhã desta segunda-feira (27), em um acidente na BR-101, após tentar uma ultrapassagem, próximo à entrada da cidade Entre Rios.

Rosane da Silva Santos, 42 anos, dirigia um Cross Fox (placa JQU 3791) quando colidiu contra um caminhão que carregava tijolos, registrado com placa de Itabaianinha (SE), após invadir a contramão.

No caminhão, viajavam, além do motorista Flexon Alan Nascimento, outras duas pessoas que tiveram ferimentos leves. O condutor não ficou ferido.

Rosane, que fez aniversário no último sábado, residia em Alagoinhas e estava indo para o trabalho em Cardeal. Ela era casada e deixa um filho pequeno. O velório será em Alagoinhas, na Capela São Francisco. O enterro está marcado para esta terça-feira (28).

Serrinha, Tucano e Araci descumprem Lei da Transparência nas contas

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Acaba nesta segunda-feira (27) o prazo legal para que as 417 prefeituras baianas publiquem, na internet, tudo que gastam e que recebem, em tempo real, além de contratos e convênios. A Lei Complementar 131, de 2009, obriga a criação dos portais de transparência, para que a população saiba como está sendo usado o dinheiro público, mas na Bahia ela não pegou.

Pela lei, os municípios com menos de 50 mil habitantes têm até amanhã para abrir as contas. Mas, desde 2011, as cidades com maior população já deveriam colocar no ar os sites de transparência. Na Bahia, das 49 prefeituras nesta situação, 30 possuem links para sites de transparência em suas páginas oficiais na internet, mas o serviço não existe ou não atende a lei. Nas outras 19, apesar das informações contábeis como as receitas e despesas estarem atualizadas, os sistemas foram feitos para não funcionar.

Para os municípios que descumprirem a lei, a punição é contra os cofres da prefeitura, que ficaria impedida de receber recursos do governo federal via convênios e de contrair empréstimos. No entanto, o órgão responsável pela fiscalização, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reconhece a dificuldade de fazer a lei ser cumprida.

“Até hoje, a gente tem dificuldade. Você cobra a mesma tecnologia da informação para o município de São Paulo e para o carente do interior da Bahia. Por exemplo, tem que ter banda larga boa e uma série de outros itens”, avalia o coordenador de Assistência aos Municípios do TCM, Antônio Dourado.

Manobra - Dourado explica que, no trâmite para obter verbas de convênios federais, a Secretaria do Tesouro Nacional requisita à prefeitura uma autorização expedida pelo TCM. É na elaboração deste documento que é verificado se o site de transparência existe e está funcionando. “O problema é que você vê sites que, em tese, cumprem a lei, mas apenas jogam os dados contábeis numa linguagem técnica que ninguém vai entender bulhufas”, afirma. Há casos de simples publicação de documentos em papel digitalizados.

Segundo ele, em casos como este e na ausência de portais, a autorização não é liberada.

A punição, entretanto, não acontece. Mesmo com a recomendação contrária, os municípios conseguiram captar recursos. Foi o caso de Ilhéus, que recebeu R$ 82 mil em fevereiro deste ano do Ministério da Cultura para a construção de centros culturais, em convênio firmado ano passado, quando a cidade já deveria cumprir as regras da transparência. O Tesouro Nacional, por meio de assessoria, assegura que não permite o repasse para prefeituras que não receberam pareceres favoráveis do TCM. 

Fora de padrão - Aparentemente feitos para dificultar a fiscalização, quase que a totalidade dos portais de transparência baianos não disponibiliza as informações como os gastos e receitas por secretaria. Não há, também, preços unitários dos produtos e serviços, o que permitiria apurar se há superfaturamento.

“As prefeituras cumprem a legislação, mas precariamente. Não dá para saber quanto foi gasto na área de transporte, com gasolina, listar os fornecedores, nada”, constata o consultor em contas públicas, fundador e secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco.

Ele salienta que em municípios menores, a vigilância da sociedade seria mais efetiva com ferramentas de transparência. “O cidadão ia poder verificar, por exemplo, se a Secretaria de Educação comprou carne para a merenda escolar, e verificar se, de fato, seu filho está comendo carne”, exemplificou.

Entre os critérios para avaliar um bom site, adotados pelo Contas Abertas, está a atualização diária, um bom detalhamento, capacidade de filtragem e pesquisa de dados, um boa quantidade de informações antigas com ferramentas de comparação, além da possibilidade de download.

Empresas faturam alto com sites feitos em série - Se entrarmos nos sites das prefeituras de Araci, Bonito, Central, Wagner, Brejões, Malhada, Iaçu, Jaguaquara, Itacaré e Guanambi, por exemplo, o leiaute é exatamente igual. Só mudam o brasão e o nome da cidade. O coordenador da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco, explica que, após à aprovação da lei, surgiram empresas que faturaram alto com a transparência.

Elas desenvolvem um único sistema e vendem para centenas de prefeituras, sem sequer modificarem o desenho das páginas. Como a maioria das prefeituras de interior não possui equipes de informática, elas recorrem às contratações por dispensa de licitação para adequar-se à lei. “A partir do dia 28, 4.958 prefeituras terão que colocar contas na internet. Será o paraíso das empresas de informática, que oferecem portais genéricos, todos igualmente ruins, cobrando uma fortuna”, pontua Gil.

Ele cita como exemplos que deram certo sistemas de transparência desenvolvidos pelos governos estaduais de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Amapá, que foram disponibilizados gratuitamente para os municípios, com alto padrão de qualidade. “Ou o governo da Bahia faz o mesmo, ou as cidades vão cair na mão da indústria da informática, com grande ônus aos cofres e sem qualidade”, disse.

Em 2009, em razão da contratação de uma dessas empresas, a Associação Transparência Municipal (ATM), a então prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, foi condenada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) a pagar R$ 20 mil de multa por ter verificado irregularidades na contratação, por dispensa de licitação, no valor de R$ 300 mil para a implantação de um programa de transparência. Esta mesma empresa desenvolveu sistemas, por exemplo, para os municípios de Belmonte e Amélia Rodrigues, no valor de R$ 20 mil e R$ 42 mil, respectivamente.

26 de mai. de 2013

Cansanção: Homem de 25 anos morre ao bater moto em uma vaca

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Um motociclista de 24 anos morreu na noite deste sábado (25) depois de se envolver em um acidente na rodovia BA-120, perto de Cansanção, a 145 km de Serrinha.

Maicon Moura bateu a moto que pilotava em uma vaca quando retornava do povoado de Lagoa do Curral. O motociclista morreu no local. Um amigo da vítima que estava na garupa da moto sofreu ferimentos graves e foi levado para o Hospital Municipal Senhora Santana em Cansanção.

“Maicon trabalhava em uma loja de instalação de som automotivo e era uma figura muito conhecida”, disse um policial civil. As informações e foto são do site Portal de Noticias.

Radialista se envolve em acidente de trânsito entre Riachão e Coité

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O radialista do município baiano de Riachão do Jacuípe, Mário Amaral Pita Filho, se envolveu em um acidente de trânsito na tarde deste domingo (26), na BA-120, no trecho entre Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité.

De acordo com o blog A Hora da Verdade, o comunicador dirigia um Fiat Palio, placa JSL-8736, no sentido Riachão – Coité, quando perdeu o controle da direção ao tentar desviar de um buraco na altura do km 13 e bateu na lateral de um Gol, placa OKM-2715, que tentava ultrapassá-lo.

Após o choque, os dois veículos saíram da pista e caíram em uma ribanceira. Mário Amaral e outras três pessoas que estavam com ele no carro sofreram ferimentos leves e foram socorridas no Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe (HMRJ).

O motorista do Gol que não teve o nome revelado também teve ferimentos leves e foi atendido no HMRJ. Depois do susto, o radialista brincou e disse:: "Eu que estava tentando produzir uma reportagem e acabei virando notícia".

Acidente aconteceu na tarde deste domingo (26), na BA-120

Foto: A Hora da Verdade

Edital para 500 vagas no INSS sai até final de junho

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, informou neste domingo (26), por meio do microblog Twitter, que até o final de junho deverá ser publicado o edital para a realização do concurso público para 500 vagas de analista do seguro social, em várias formações, para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O processo de contratação da banca organizadora ainda está em andamento, segundo ministro. Ele disse ainda que as áreas que oferecerão vagas só estarão definidas em junho. O concurso foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, por meio da portaria nº 17, publicada no “Diário Oficial da União” do dia 1º de fevereiro. O cargo exige nível superior de escolaridade. O salário é de R$ 6,5 mil. O edital está em fase de preparação.

Os novos contratados serão lotados nas novas agências da Previdência Social que estão sendo entregues à população. Anteriormente, Garibaldi Filho havia dito que o edital sairia em maio, mas o processo da escolha da organizadora não foi concluído ainda.

Serrinha: Moto bate contra dois carros em sequência e 3 ficam gravemente feridos na BA-409

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Três pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente ocorrido na manhã deste domingo (26) no município de Serrinha.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), uma motocicleta com dois ocupantes fazia o trecho da BA-409 entre a cidade e Conceição do Coité quando colidiu frontalmente contra um Celta.

Depois da primeira batida, a moto ainda continuou em movimento e bateu contra um outro carro: um Chevette que estava estacionado no km 04 da rodovia.

O condutor da motocicleta, Cláudio Almeida da Silva, 41, e o carona Jorge Rodrigues de Souza, 42, precisaram ser socorridos, bem como o motorista do Celta, Alan dos Santos Ramos, 25.

Todos os três foram encaminhados para o Hospital Municipal de Serrinha e se encontram em estado grave de saúde.

Foto: Celular/Leitor do PCS

Bolsas femininas têm mais micróbios do que maioria dos vasos sanitários

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O professor do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maulori Cabral, confirmou à Agência Brasil que bolsas femininas têm mais micróbios do que na maioria dos vasos sanitários, como é apontado por estudo da empresa Initial Washroom Hygiene, do Reino Unido, especializada em limpeza de banheiros públicos.

“Tem mais micróbios na superfície das bolsas das mulheres do que na superfície dos vasos sanitários. As mulheres colocam a bolsa em tudo que é lugar. Pegam na bolsa o tempo todo e ficam passando micróbios da mão para a bolsa. E ninguém passa água sanitária na bolsa”, diz.

O estudo feito pela companhia britânica revela que o creme de mãos, batons e estojos de maquiagem são os itens mais sujos que as mulheres carregam nas bolsas. Maulori Cabral concorda com a pesquisa. “É o que ela [mulher] toca mais, mas, pelo lado de fora”. Ele explicou que os batons, sozinhos, já têm agentes antimicrobianos. O mesmo ocorre em relação ao creme para mãos. Já os frascos que contêm o creme estão a todo momento sendo segurados pelas mãos femininas.

Maulori Cabral esclareceu que quando uma pessoa segura algum objeto, transfere para ele parte da sua microbiota. “Todo bicho vivo que você conhecer tem uma população de micróbios associada ao próprio corpo. Cada pessoa tem as suas populações bacterianas. Esse conjunto de populações bacterianas que está associada ao corpo denomina-se microbiota”, disse.

Cabral descartou, entretanto, que o fato de as bolsas femininas apresentarem mais micróbios que a superfície de vasos sanitários põe em risco a saúde humana. “De maneira nenhuma. Isso tudo é injeção de pânico”. A microbiota faz parte da evolução dos seres vivos. Cada pessoa carrega cerca de 100 trilhões de bactérias. “O corpo adulto é formado por 10 trilhões de células que são descendentes da fecundação, ou seja, da nossa origem embrionária”. Quando a criatura nasce, se contamina com bactérias, inclusive da própria mãe e, quando fica adulta, carrega dez vezes mais bactérias do que células embrionárias. “Quando você encosta em uma coisa, passa para ela seus micróbios”.

Na avaliação do virologista, lavar as mãos de forma frequente não reduz o número de bactérias presentes nas bolsas das mulheres. O que precisa é lavar as mãos sempre antes das refeições e depois de ir ao banheiro. “Quando lava as mãos, você não se livra dos seus micróbios; você se livra dos micróbios dos outros. Porque os seus fazem parte da sua microbiota. Os dos outros é que podem fazer mal a você, ou não”.

Cabral reiterou que os seres humanos nascem para conviver com os micróbios. “Fantasiar micróbios como algo maléfico é o maior absurdo”. Ele disse que as crianças tomam lactobacilos vivos porque isso faz bem à sua saúde e disse que a contaminação microbiana é uma coisa natural. Embora sejam invisíveis, os micróbios são os seres mais poderosos do planeta, avaliou o professor da UFRJ.

Os micróbios fazem parte do cotidiano. Cabral explicou que como o ser humano é um animal social, os homens cumprimentam uns aos outros, trocando micróbios no aperto de mãos. “A primeira coisa que você faz é: fique com um pouco dos meus micróbios e me dê um pouco dos seus”. Quando há mais intimidade com a outra pessoa, trocam-se beijos. “Aí a coisa complica” porque, segundo Cabral, cada gotícula de saliva tem 100 mil bactérias. “Mas, tem coisa melhor do que trocar bactérias?”, brincou o professor. Isso significa que quanto mais íntimo for o cumprimento, mais a microbiota é compartilhada