tag:blogger.com,1999:blog-5731131206998984739.post4425289788903655226..comments2024-03-27T21:56:21.436-03:00Comments on PORTAL DO CLERISTON SILVA - O portal de notícias de Serrinha e região: Dois homens e um adolescente morrem após troca de tiros com a CETO em BiritingaClériston Silva,http://www.blogger.com/profile/10753129672472410411noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-5731131206998984739.post-85750723477490901422020-07-28T13:50:46.325-03:002020-07-28T13:50:46.325-03:00os caras ta limpando a porra.
a CETO pega !os caras ta limpando a porra.<br />a CETO pega !Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14910578815057453093noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5731131206998984739.post-34790920441197399092020-07-28T13:32:18.253-03:002020-07-28T13:32:18.253-03:00O povoado de Vila Nova em Biritinga - minha terra ...O povoado de Vila Nova em Biritinga - minha terra natal - é uma Comunidade Quilombola reconhecida pelo governo. Creio que fica próximo do Curral de Fora já no município de Água Fria. Conheci o Curral de Fora na minha infância e adolescência como uma porção da África em nossa terra. Claro que é dever legal da Força do Estado defender-se nessas operações de risco. Por outro lado, esse momento da pandemia pode e deve ser adequado para as autoridades constituídas repensarem as Políticas Públicas de Droga e Circo como imperativos dos crimes que assolam a nossa região; substituindo as culturas da violência por Culturas Populares de Qualidade. Pensando que o fato tenha ocorrido em um espaço Quilombola, que tem uma importância Cultural e Histórica relevante, é preciso levar em consideração que nos últimos tempos as Políticas de Drogas e Circo vêm se alastrando nos espaços de grande importância histórica, também - quando é o caso - impulsionadas pelas "Festas Públicas", patrocinadas pelo Estado. Neste sentido, convém rememorar que no correr da era da escravidão, as pessoas trazidas África passaram a sofrer de uma moléstia chamada Banzo, que era uma espécie de depressão gravíssima, dizimando a população negra. As elites dominantes, considerando os prejuízos sofridos com o declínio patológico da Força de Trabalho Escravo, passaram a estimular festas e folguedos como espécie de terapia da "alegria ingênua". É assim que surgem as grandes festas e folguedos para ludibriar os negros. Os Quilombos nascem, inclusive, como forma de resistência à exploração do homem pelo homem e a essas formas "festivas" de manipulações brancas. Os Quilombolas preservavam as suas Culturas de Raízes isentas de alienações. Com a Abolição da Escravatura, a sociedade dominante industrializa a "Festa Pública" como instrumento eficaz de dominação, através das Políticas Públicas de Álcool e Circo que avançam para a atual realidade da Droga e Circo. JOSE PLÍNIO DE OLIVEIRAhttps://www.blogger.com/profile/06302054270041916029noreply@blogger.com